TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagens modernas de gestão

Ensaio: Abordagens modernas de gestão. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Ensaio  •  1.719 Palavras (7 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 Teorias da ADM 2 3

2 Micro e Macroeconomia 5

3 Comportamento Organizacional 6

4 Estatística 9

REFERÊNCIAS …………………………………………………………………………….11

Questão 1:

Caracterizando uma nova etapa do processo de gestão, as abordagens contemporâneas da administração tinham por objetivo rever as empresas desde seus alicerces. Quais fatores evidencia, esse objetivo?

Alternativas

1 - A observação das hierarquias e a descentralização do processo de planejamento e da atividades relacionadas à tomada de decisões.

2 - A observação das hierarquias, estruturas e normas como variáveis descartáveis nas organizações.

3 - A observação de conceitos advindos da engenharia como o redesenho das plantas produtivas e o uso de novas ferramentas de gestão humana como o just in time.

4 - A observação do ser humano como fator chave, assim como a apropriação de conceitos de outras ciências para a otimização dos processos de produção.

5 - A observação das hierarquias e do processo de centralização e descentralização do poder, bem como a otimização dos processos em favor de menos uso de insumos e maior flexibilidade dos processos.

Resposta: (5)

Questão 2:

Conhecida como uma das “novas abordagens de administração”, o “Toyotismo” ou modelo japonês, procurou não apenas melhorar o processo de produção. Que outras questões foram observadas no modelo japonês?

Alternativas

1 - A redução de desperdícios nas linhas produtivas, a inserção de uma burocratização e a apropriação de conceitos ocidentais.

2 - A otimização do uso de insumos, a introdução de processos flexíveis e uma melhor gestão de estoques, reduzindo custos de armazenagem.

3 - O uso da cibernética, da gestão de informações e o estabelecimento de hierarquias totalmente descentralizadas.

4 - A implantação de recursos tecnológicos, o uso de ferramentas de gestão norte americanos, e a adoção de sistemas de recompensa aos colaboradores.

5 - A implantação de recursos tecnológicos, o uso de ferramentas de gestão norte americanos, e a adoção de sistemas de recompensa aos colaboradores.

Resposta: (2)

Questão 3:

O comportamento organizacional baseado no conhecimento, no correto uso das informações e na valorização das competências, compõe o “mantra” da administração contemporânea. Analise as afirmações e assinale a alternativa correta.

I – As empresas passaram a considerar a informação e o conhecimento como variáveis importantes para a gestão, apenas a partir dos recentes anos do século XXI.

II – A ênfase no conhecimento partiu da descoberta de que a tomada de decisões deve embasar-se no uso de informações e no desenvolvimento das competências organizacionais.

III – As empresas dispõe hoje de ferramentas de gestão baseados em tecnologias, bem como de profissionais qualificados, que contribuem para uma melhor utilização das informações, assim como para o aprendizado organizacional.

Estão corretas?

Alternativas

1 - Apenas alternativa I

2 - Alternativas I e II

3 - Alternativa I, II e III

4 - Alternativas II e III

5 - Apenas alternativa II

Resposta: (4)

Micro e Macroeconomia

Um mercado é constituído de compradores e vendedores, relações entre compradores e vendedores seguem padrões diferentes, dependendo do tamanho desse mercado, do número de agentes econômicos (vendedores e compradores) que nele atuam e até mesmo do tipo de produto comercializado. Como resultado, a forma como os preços são determinados varia de acordo com as características de cada mercado. Essas características permitem diferenciar quatro estruturas básicas de mercado:

• Concorrência perfeita

• Monopólio

• Oligopólio

• Concorrência monopolística

Geralmente, na literatura econômica, o monopólio, o oligopólio e a concorrência monopolística são chamados de mercados imperfeitos

As Casas Bahia é um exemplo.

As Casas Bahia consegue seu lucro através de maiores parcelas, com o objetivo de deixar o cliente com mais formas e facilidade para pagar, fato que ajuda bastante consumidores de menores classes sociais.

O número de empresas listadas na BM&FBOVESPA, para negociação em mercado de bolsa, em abril, foi de 468.

A estrutura é rede de lojas através de franquias e Redes de Chocolates como a Empresa CACAU SHOW que se tornou a maior rede de

lojas de chocolates.”

A concorrência, é a competição, é a rivalidade entre os produtores ou entre negociantes, fabricantes ou empresários.

Estudo do departamento econômico do Bradesco revela um aumento na percepção de concorrência entre executivos e empresários.

CASAS BAHIA

Fundada em 1952, em São Caetano do Sul, SP, onde se localiza a Matriz, pelo imigrante polonês Samuel Klein.

Com 60 anos de atuação no mercado nacional, a Casas Bahia, presente em 15 Estados nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste. A empressa possui em todo o país 565 lojas faturando R$13,8 bilhões gerando um lucro de estimado de 165 milhões. Com 57.500 funcionários a Casas Bahia é uma rede de lojas voltada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com