Abraçando o Sucesso
Por: Luciano De Los Santos Nunes • 12/9/2016 • Resenha • 449 Palavras (2 Páginas) • 164 Visualizações
Abraçando o sucesso
A preocupação com o ser humano indubitavelmente, tem se tornado uma constante nas organizações. Valorizar mais e propiciar um melhor ambiente de trabalho aos colaboradores mostrou-se uma importante ferramenta de trabalho, e cabe ao RH esta difícil tarefa.
Muitos até questionam o valor, a real necessidade de se ter o RH na empresa, há um grande estigma em relação aos chamados “abraçadores de árvores”, por entender-se que apenas pensam em gente e não tem habilidades com números.
O profissional de RH exerce funções de liderança, em consequência disso, para desempenhar bem suas atribuições é necessário muito preparo, além uma boa formação; muito mais que isso, é possível afirmar que para lidar com pessoas é preciso uma certa vocação.
Empresas bem sucedidas, líderes de rankings, têm investido mais em recrutamento e treinamento de mão de obra melhor qualificada para esta atividade de RH; este novo perfil RH não limita-se apenas à gestão de pessoas, agora participa ativamente do planejamento estratégico e da tomada de decisões. Um bom trabalho do RH que “converse” melhor com os vários níveis da empresa melhora o rendimento e consequentemente gera maior lucro.
Estudos recentes têm evidenciado a tendência das empresas evitarem uma maior rotatividade de seus encarregados de RH, visando a economia de tempo e principalmente gastos com treinamento e contratações; investir em aperfeiçoamento tornou-se uma boa opção estratégica e financeira.
U m RH que gera lucro é um facilitador de processos, um elo de ligação entre os diferentes setores de uma empresa; muito além de posicionamento administrativo, agora desempenha importante função estratégica. Ao aproximar –se mais e trabalhar em conjunto com outras áreas, como o departamento financeiro, por exemplo, as empresas alcançaram melhores resultados financeiros e uma maior progressão nas metas de produtividade. Este engajamento entre setores foi crucial, pois junte-se a isso o fato e que há uma maior troca de experiências e ambos aprimoram mais seus conhecimentos.
Face do que já se disse, o RH para gerar lucro, não apenas deve estar comprometido com as outras áreas da empresa e traçar metas, estratégias, etc. É preciso realmente “abraçar árvores” – árvore do aperfeiçoamento, da cooperação, do engajamento. É também pensar em números, mas sem deixar de “pensar em gente”.
Resta afirmar que o perfil RH das empresas tem evoluído, e a preocupação com a satisfação e a motivação aliada ao planejamento estratégico alavancou o crescimento das mesmas; agora os gestores tem consciência de que uma equipe bem preparada é a chave de tudo; em consequência disso, concentram esforços no recrutamento e capacitação de seus colaboradores.
Não é apenas abraçando árvores que as empresas alcançam o lucro e o sucesso, mas não custa nada refletir se este não seria o primeiro passo para isso.
Acadêmico: Luciano de Los Santos Nunes
...