TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad1 metodologia

Por:   •  7/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE AVALIATIVA 1

O que é Senso comum?

Como Rubens Alves mencionou em seu texto que essa expressão não foi criada por pessoas que pertencem ao senso, mais por pessoas que se julgam acima do senso de forma como seu exemplo dado. Para definirmos uma pessoa Negra em sua pátria de origem, não se definiria como pessoa “de cor”. Com esse exemplo dado pelo próprio autor podemos ver que essa expressão foi criada por outras pessoas nesse caso o Homem Branco.

FONTE:http://www.pontourbe.net/edicao9-cirkula/202-a-relacao-entre-ciencia-e-senso-comum-para-uma-compreensao-do-patrimonio-cultural-de-natureza-material-e-imaterial

DESENVOLVIMENTO

Com base no exemplo de Rubens Alves sobre senso comum e ciência, venho a descrever que a diferença maior de ambos é o fato que Senso comum nada mais é do que as pessoas que tem um tipo de cultura teórica e intelectual acima dos outros, já a ciência não pode ser considerada ao contrário mais sim uma forma de experiência adquirida com o passar do tempo e com o passar de anos na mesma atividade.

Como por exemplo: o pedreiro e engenheiro, ambos trabalham na mesma área no caso a construção. Mas se formos comparar um com o outro segundo o senso comum teríamos um quadro que se aproximaria deste: o pedreiro seria a pessoa sem instrução da qual para preencher algo como uma folha de pesquisa poderia ficar em dúvida com muitas técnicas de elevado nível de conhecimento teórico. Já o engenheiro com todo o seu conhecimento teórico apenas demonstrariam como a obra precisa ser feita com exatidão segundo a planta, mais se precisasse dele para virar uma massa na emergência é muito capaz de não conseguir fazê-lo com perfeição, ou ainda sobre a quantidade de material a ser comprados.

Demonstrando outro exemplo bem interessante sobre o assunto o fato do teste de QI (Quociente de Inteligência), QE (quociente Emocional) e QR (spiritual quocient), tem-se três tipos de quocientes enquanto o QI resolve principalmente problemas de lógica, QE nos ajuda a avaliar as situações e a reagir a elas de forma adequada, levando em consideração os próprios sentimentos e o dos outros. O QS nos leva a indagar se queremos estar nessa situação, se o nosso trabalho, por ex., está nos dando a satisfação de que necessitamos ou se esta é a vida que queremos levar. Usamos a QS quando estamos em um impasse, quando enfrentamos as armadilhas de velhos hábitos ou quando temos problemas com doenças ou sofrimentos. O QS nos mostra que temos problemas existenciais e nos aponta os meios resolve-los.

CONCLUSÃO:

Concluo que Senso Comum nada mais é do que uma classificação imposta de uns para outros como bem podemos perceber nos exemplos citados e no próprio texto, que podemos citar o caso dos quocientes para entender o que nos diz as diferenças entre os tópicos e que nem sempre o mais instruído é o que mais entende, tem que se levar muito em consideração a experiência com que se é feito o trabalho dos indivíduos pois muitas vezes a experiência se faz útil do que o próprio conhecimento em sala de aula.

FONTE:http://blog.fengshuilogico.com/2009/01/10/tipos-de-inteligencia-qi-qe-e-qs/

ESCLARECIMENTO SOBRE OS EXEMPLOS CITADOS NO TRABALHO

(venho a ressaltar que isso de forma nenhuma é um tipo de preconceito com qualquer pessoa que tenha qualquer profissão, raça, crença, opção sexual etc., venho ainda dizer com toda a certeza que esta atividade não se refere a nenhuma forma de preconceito e menosprezo com as pessoas e seu grau de estudo ou sua formação é apenas uma opinião própria com base em um texto sobre o fato que se faz o relato da atividade).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (87.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com