Resenha- Cap.1 O que é ser universitário
Por: Gustavo Corrêa • 13/4/2015 • Resenha • 365 Palavras (2 Páginas) • 1.200 Visualizações
Resenha
O QUE É SER UNIVERSITÁRIO
No Cap. 1 “O Que é Ser Universitário ?” do livro “Manual de Sobrevivência Universitária”, o autor Luciano Amaral Oliveira, quando passou no vestibular para universidade na década de 80, relata que, como todo jovem que ingressa nessa faze da vida universitária, se sentia com maturidade para assumir tamanha responsabilidade. Naquela época, havia uma razão mais concreta e politica, pois o Brasil se encontrava em meio à Ditadura Militar, e ser universitário naquela época era sinônimo de luta e resistência, em busca de liberdade de expressão.
Isso é natural, com o passar dos anos, a politica muda, os conceitos também, e os jovens representam o futuro da nação.
A universidade também serve como fórum para discussões em caráter social, para melhoria da sociedade em que vivemos.
É importante o universitário ter autonomia, buscar conhecimento, e não esperar que caia do céu ou que o coloque em sua cabeça. Não pode tomar para si que apenas o professor detém o conhecimento, pois sozinho ele não representa em nada. Não adianta o estudante se colocar em uma posição de vítima, alegando que o professor não explicou a matéria, se não há interesse de sua parte pela busca do conhecimento. Ensinar, não significa apenas passar o conhecimento, e sim também, orientar o aluno a busca do mesmo.
O lecionador tem que facilitar o processo de aprendizagem e não complicar, não adianta ser grosseiro, ditador, que assim ele acaba bloqueando o aluno em sua absorção de conhecimento. Lembrando que também existem alunos que não contribuem para que a aula corra harmonicamente, formando grupos desinteressados que atrapalham o processo.
O professor também deve estar aberto à diálogo com os alunos, assim estabelecendo um bom relacionamento com a classe.
O universitário também deve zelar pela universidade, cuidando dos ambientes que ele convive dentro da instituição, zelando pela biblioteca, banheiros, não rabiscando carteiras e paredes.
Percebemos que o autor destaca a questão da busca do universitário pelo conhecimento incessante. Ter um engajamento politico e social, zelar pela sua instituição e buscar sempre um bom relacionamento com seus professores e colegas de classe, não esquecendo o compromisso com a ética e sobretudo, comprometimento com a sua vida acadêmica e o seu futuro profissional.
...