Administração de Materiais e Logistica
Por: crisbelnw • 25/3/2017 • Trabalho acadêmico • 3.281 Palavras (14 Páginas) • 253 Visualizações
SETEMBRO DE 2001
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
E LOGÍSTICA
8º SEMESTRE
Atividades Práticas Supervisionadas apresentadas à Faculdade Anhanguera, como exigência parcial para aprovação na disciplina de Administração de Materiais e Logística, do curso de Administração, sob orientação dos Professores abaixo citados.
PROF. PRESENCIAL: FABRÍCIO PEREZ FERREIRA
PROF. TUTOR: PRISCILA CALITA SALOMÃO BARREIRA
PROF: LUIS MANOEL PALMEIRA
PELOTAS – RS
SETEMBRO DE 2001
SUMÁRIO
SUMÁRIO……….…………………………………………………………………………….3
1.INTRODUÇÃO…...…………………………………………………………………………4
2. RELATÓRIO FINAL.......……...…………………………………………………………...5
ETAPA 1……...………………………………………………………………………………..5
ETAPA 2……………...………………………………………………………………………..6
ETAPA 3……………………...………………………………………………………………..8
ETAPA 4……………………………...………………………………………………………11
3. CONCLUSÃO………………..……………………………………………………............14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS …………………………………………………..…...15
1. INTRODUÇÃO
A administração de materiais e logística é um fator extremamente importante para que se alcance os melhores resultados e práticas dentro de uma organização, conforme o setor em que se atua. O estudo e pesquisa da disciplina citada anteriormente tem por objetivo apresentar diferentes e diversas formas metodológicas.
Também será exposta uma análise da cadeia de logística da administração de materiais, nas etapas iniciais o grupo irá introduzir pesquisas e dados que destacam a suma importância da disciplina de administração de materiais, logística, organização, métodos e processos do controle de estoque das organizações estudadas e apresentadas durante o processo do trabalho a ser realizado pelos integrantes de forma estruturada e lógica conforme solicitado no desafio proposto de avaliação do aprendizado da matéria e sua aplicação prática.
No relatório final, iremos apresentar os fatores coletados de maior importância coletados das empresas estudadas, livros e textos sugeridos.
Visto isso, por último iremos apresentar pensamentos e ideias que possam colaborar para o aperfeiçoamento dos temas analisados e estudados.
2. RELATÓRIO FINAL
ETAPA 01
A administração de materiais é um conjunto de atividades que tem a finalidade de assegurar o suprimento de materiais necessários ao funcionamento da organização, no tempo correto, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo melhor preço. Trata de todas as etapas de movimentação e de guarda desses materiais, e visa garantir que o investimento em estoques seja de rentabilidade segura, em termos de lucro e de atendimento às metas da organização. Para atingir esse objetivo, os profissionais da administração de materiais devem tornar eficientes os meios de planejamento e controle, de modo a diminuir as necessidades de capital para o estoque. A função produção é necessária para transformar recursos em produtos úteis. A cada estágio de desenvolvimento do produto final, acrescenta-se valor, criando, desse modo, mais riqueza.
A administração dos recursos materiais engloba a sequência de operações que tem seu início na identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e, finalmente, em sua distribuição ao consumidor final.
Segundo Henry Fayol, administrar é prever, organizar, coordenar e controlar. Compreende-se também que a administração se divide em três campos básico, que se resume em pessoal, material e financeiro. Assim sendo, a administração de material é a ramificação da Administração Geral.
A administração do material tem por objetivo obter: preços baixos, alto giro de estoques, baixo custo de aquisição e posses, continuidade de suprimento, consistência de qualidade, pouca despesa com pessoal, relações favoráveis com os fornecedores, aperfeiçoamento do pessoal, bons registros.
A administração de recursos patrimoniais trata da sequencia de operações que, assim como a administração dos recursos matérias, tem inicio da identificação do fornecedor, passando pela compra e recebimento do bem, para depois lidar com sua conservação, manutenção ou, quando for o caso, alienação.
Martins (2009) afirma que temos um leque numeroso de itens que devem ser levados em conta para manter o processo, alguns deles são: os recursos, a tecnologia, o produto, o processo, a gestão e informação, gestão de compras, aquisição de recursos e análise de estoques. Com esses itens pode-se afirmar que é um sistema aberto que recebe informações, tem ligação na tomada de decisão e tem total influência nos planos elaborados pela organização para alcançar seus objetivos e metas.
O autor Viana (2008) coloca um conceito moderno para essa área da Administração, pois ele diz que a área tem o poder de gerir
...