Administração e Seus Conceitos
Por: marcostorres • 6/6/2018 • Monografia • 3.360 Palavras (14 Páginas) • 177 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 4
2.1.1 6
2.1.2 . 6
2.1.3 7
2.2 8
2.3 10
2.4 12
19
20
21
- INTRODUÇÃO
No desenvolver deste trabalho aprendemos e colocamos em pratica vários conceitos sobre as matérias estudadas neste semestre; bem como dar a nossa opinião e expressar o nosso olhar sobre uma administração já montada e em funcionamento de uma empresa.
Podemos ver através das estratégias genéricas de Porter onde e como poderíamos intervir em uma administração para reduzir custos, agilizar processos operacionais e conquistar novos cliente, conseguindo ainda criar um diferencial nos produtos ou serviços atendendo e satisfazendo ao nosso cliente. Podemos observar também as principais características das 5 forcas de Porter e a importância de cada uma.
Observamos as principais evoluções do processo decisório e os principais tipos de decisões e sua importância dentro de uma organização. Tivemos a oportunidade de aplicar a matriz de SWOT que nos permitiu fazer uma análise mais detalhada de como esta a situação interna e externa da empresa mostrando os seus pontos fortes.
Vimos que o Diagnostico empresarial e um instrumento importante na empresa, de identificar as dificuldades e oportunidades para que a empresa possa crescer e desenvolver.
Apresentaremos a empresa companhia de saneamento de minas gerais (COPASA) utilizando o método de entrevista baseada no diagnostico apresentado acima.
- DESENVOLVIMENTO
De acordo com os conceitos de estratégias genéricas de Porter as principais são: Liderança em custo total, diferenciação e Enfoque, e algumas das suas características serão discorridas abaixo:
Características de liderança em custo total; Redução de custos, orientação da empresa em atividades a fins, economia, conquista de clientes sensíveis ao preço, proteção da empresa dos competidores, obtenção de retornos financeiros acima da média.
Características de diferenciação; Diferenciação na oferta de produtos e/ou serviços, criação de um diferencial competitivo atendendo às necessidades dos clientes de forma satisfatória gerando a prestação de serviços personalizados à um grupo específico, e conseqüentemente se cria uma fidelização destes.
Características de enfoque; A empresa busca centrar suas forças um grupo específico de compradores ou em uma determinada área geográfica, procura atender um alvo específico com alta eficiência, todos os processos são concentrados para a obtenção dos resultados esperados e a utilização adequada do enfoque também proporciona retornos acima da média, pois a empresa poderá atingir uma posição de baixo custo, diferenciação ou ambas.
O conteúdo pesquisado nos mostra também alguns pontos importantes como as características das 05 forças de Porter descritas abaixo:
Rivalidade entre concorrentes: Esta força é considerada como a mais significativa das cinco forças (Serra, Torres & Torres, 2004). Nesta dimensão, deve-se considerar a atividade e agressividade dos concorrentes diretos. Aqueles que vendem um mesmo produto num mesmo mercado que a organização em questão.
Barreiras à entrada de concorrentes: Além de ser necessário observar as atividades das empresas concorrentes, a ameaça da entrada de novos participantes depende das barreiras existentes contra sua entrada, além do poder de reação das organizações já constituídas. (Serra, Torres & Torres, 2004). Estas barreiras são os fatores que atrapalham o aparecimento de novas empresas para concorrerem em determinado setor. Algumas das principais barreiras são: Economia de Escala; Capital Necessário; Acesso aos canais de distribuição.
Poder de barganha dos compradores: Pode ser traduzido como a capacidade de barganha dos clientes para com as empresas do setor. Esta força competitiva tem a ver com o poder de decisão dos compradores sobre os atributos do produto, principalmente quanto a preço e qualidade. Assim, os compradores têm poderes quando as compras do setor são de grande volume; os produtos a serem comprados são padronizados, e sem grande diferenciação; as margens de lucro do setor são estreitas. A opção de o próprio comprador fabricar o produto é financeiramente viável. Estas são apenas algumas características a serem observadas quando se analisa esta força.
Poder de barganha dos fornecedores: Tem poder de barganha quando o setor é dominado por poucas empresas fornecedoras; os produtos são exclusivos, diferenciados, e o custo para trocar de fornecedor é muito alto; O setor de negócios em questão não tem representatividade no faturamento deste fornecedor. Neste caso cabe a organização identificar a atual relação da empresa com seus principais fornecedores.
Ameaça de Produtos ou bens substitutos são aqueles que não são os mesmos produtos que o seu, mas atendem à mesma necessidade. É prudente avaliar este tipo de produto. Geralmente surgem em mercados situados nos extremos e após certo tempo este se estabiliza em toda a região.
...