Agronegócio
Por: mrloenning3 • 30/8/2015 • Trabalho acadêmico • 995 Palavras (4 Páginas) • 2.615 Visualizações
ATIVIDADE AULA 05 E 06
ATIVIDADE AULA 05
1. Considerando o ambiente da organização estudado nas aulas iniciais dessa disciplina, elabore um texto (mínimo 10 e máximo 15 linhas) falando sobre o planejamento de recursos humanos, sua necessidade dentro da organização. Aproveite para conceituar Planejamento de Recursos Humanos.
ATIVIDADE AULA 06
1. A partir da leitura da aula, o que significa Descrever cargos? Caracterize sua resposta.
2. Qual você considera ser o papel do Gestor no processo de descrição e análise de cargos, diante das políticas de aplicação? JUSTIFIQUE
3. Para uma maior eficácia da descrição e análise de cargo, Idalberto Chiavenato (2004) sugere alguns modelos. Liste e caracterize-os:
BOM TRABALHO!
Respostas aula 5
1) A área de Recursos Humanos, sempre foi uma área em que necessitou de
investimento. O capital de mais importância dentro de uma empresa é o funcionário. Lamentavelmente essa área foi esquecida por muitos anos, e grandes empresários que poderiam ter se dado muito bem em suas empresas não perceberam que o ser humano é capaz de levar uma empresa ao seu ápice, ou a sua ruína.
O planejamento de RH hoje continua sendo algo importantíssimo às nossas
organizações, o que o torna diferente de alguns anos atrás, é que muitas empresas estão percebendo que o investimento e o planejamento nessa área estão se tornando o diferencial das empresas que o aplicam, percebem que as outras empresas que o aplicam melhoram o âmbito geral da empresa, tanto comercial, tanto produtivo. Empresas que tem seus funcionários satisfeitos, alegres, em condições de exercerem o trabalho, empresas que investem no aperfeiçoamento do funcionário, empresas que investem na família e no bem estar da família do funcionário, estão percebendo, o quanto o planejamento em RH é importante, o como ele se torna atrativo. O futuro da organização está nas mãos do planejamento de RH.
Respostas aula 6
1) A análise e descrição de cargo são imprescindíveis para a área de Gestão de Pessoas, pois contribuem para o bom desenvolvimento do processo de recrutar e selecionar pessoal, dando apoio para uma possível administração de salários, facilitando assim, o entendimento de cada cargo que compõe a estrutura organizacional.
As políticas de Descrição e Análise de Cargos não dizem respeito apenas à descrição e à análise de cargos. Estabelecem também as práticas de avaliação de desempenho. São políticas consideradas de aplicação interna, isto é, o foco de estudos é o esforço dispensado pela organização ao desempenho do cargo.
2) Para muitos, a prática de descrever e analisar cargos é considerada uma atividade tradicional e por que não dizer ultrapassada. A moda é gerir competências e não ficar descrevendo cargos ou funções. A princípio, essa ideia não estaria errada, se não fosse preciso definir o que se deseja como perfil profissional e quais os requisitos, habilidades e competências desejadas para um determinado cargo ou posição na organização. As políticas de Descrição e Análise de Cargos não dizem respeito apenas à descrição e à análise de cargos. Estabelecem também as práticas de avaliação de desempenho. São políticas consideradas de aplicação interna, isto é, o foco de estudos é o esforço dispensado pela organização ao desempenho do cargo. Ou seja a função básica é:
Organizar//Elaborar Estruturas, sistema de informações, normas de procedimentos;
• Definir Métodos e técnicas gerenciais.
• Serviços (técnicos) especializados
• Assessoramento Responsabilidade
...