Analise De Poder
Por: umnesse • 9/11/2015 • Relatório de pesquisa • 492 Palavras (2 Páginas) • 406 Visualizações
Analise do Poder nas Organizaçoes
No capítulo 9 do livro “Sociologia das organizações” o autor Reinaldo Dias fala sobre o poder nas organizações. Para muitos autores o poder é: a capacidade de afetar o comportamento dos outros, ou seja, convencer um outro a fazer que queremos que seja feito. Nesse texto o autor destaca o conceito de autoridade do sociólogo Max Weber, e o estudo organizacional do trabalho do também sociólogo Crozier.
O poder pode ser conseguido através de três componentes, a força, quando é utilizada a ameaça ou algum tipo de coerção física, como acontece com a polícia e outros órgãos estatais, através da autoridade, que é dada a quem ocupa algum cargo para defender regras e normas ou apenas tradições ou costumes, e ainda através da influência, que é quando se consegue modificar o comportamento de outro sem usar a força ou autoridade.
Nas organizações o poder geralmente é distribuído através da hierarquia, ou seja, o indivíduo terá ou não poder dentro dessa organização dependendo do cargo que ocupar. O poder também aparece sem a utilização da autoridade, quando se consegue influenciar uma pessoa a adotar um determinado comportamento mesmo sem precisar de uma posição hierárquica superior, essa característica essencial para quem desempenha papel de liderança em uma organização.
French e Ravem identificam outros tipos de poder: o poder de recompensa que é uma espécie de troca, quando uma pessoa é influenciada a fazer uma coisa para receber outra, o poder coercitivo conseguido através de ameaça de punição, o poder legitimo que está relacionado ao a posição ou cargo ocupado, o poder do especialista concedido a quem tem conhecimento ou habilidade para realizar alguma atividade, e o poder de referência conseguido quando se tem um comportamento exemplar que pode servir de referência para os outros.
As organizações também possuem poder pois interferem no comportamento de seus integrantes, influenciam e são influenciadas por outras instituição. O controle também significa poder pois as principais fontes de poder está no controle de processos, recursos, conhecimento, comunicação e tecnologia.
A liderança está diretamente ligada ao poder, já que a função de um líder é influenciar os colaboradores para adotarem um comportamento que permita a organização ser eficiente e alcançar os objetivos.
O texto mostra que todos na organização possui ou é influenciado por algum tipo de poder, uma abordagem completa levaria em conta que a maioria das fontes de poder deixam claro a submissão de uma pessoa ou instituição a uma outra, os estudos mostram que as pessoas tem necessidades físicas e psíquicas e que o bem estar dessas pessoas também e saudável para as empresas. As organizações utilizam o poder para incentivar e controlar o desempenho das pessoas no trabalho, o autor mostra apenas que há uma busca de todos pelo poder seja através do conhecimento, habilidade ou cargo, o texto não aponta se essa busca gera conflitos dentro das organizações que deveriam está cada vez mais preocupadas com o ser humano que continua sendo considerado apenas instrumento de trabalho.
...