Analise da caneta
Por: NATHISZJEOH • 23/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 278 Palavras (2 Páginas) • 1.068 Visualizações
Essa caneta é composta por plástico, metal e tinta. O tubinho interno que guardar a tinta, o tubo mais grosso e duro que é o corpo da caneta, a tampa da caneta e a esfera de metal minúscula que fica a ponta e a tinta, a caneta tem varias processos até que fique pronta para uso.
O tubo interno que leva a tinta é feito de polipropileno é um tipo de plástico resistente a substancias químicas, este material é sensível ao calor, ele passa por uma maquina que o aquece e o molda no formato de tubo, depois passa por outra maquina para que a tinta seja injetada dentro do tubo, que é feita de corantes e solventes (água e óleo).
O tubo externo que é o corpo da caneta e um plástico mais resistente, já as tampinhas são feitas com poliestireno, um outro tipo de plástico flexível e fácil de colorir. O corpo da caneta e a tampinha passam pelo mesmo processo do tubinho são aquecidos e moldados na forma desejada.
A esfera de metal (bolinha de metal) que fica na ponta da caneta ela passa por uma máquina para ficar perfeitamente redonda, depois de ponta a bolinha é colocada na ponta da caneta e testa para ver se a mesma se mova sem escapar do buraco e sem tampar também, é por causa dessa esfera (bolinha de metal) que a caneta é chamada de esferográfica, pois, quando nós escrevemos esta esfera gira e com isso a tinta sai da caneta para o papel e por isso se a caneta cair ou bater com a ponta no chão a caneta pode parar de funcionar pois a esfera vai estar danificada.
...