Analise das Demonstrações Financeiras
Por: corilia • 19/4/2015 • Trabalho acadêmico • 3.019 Palavras (13 Páginas) • 200 Visualizações
ESTRUTURA E ANÁLISES DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Criciúma, março de 2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
TIPOS DE INVESTIMENTOS
Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas, basicamente dividem-se em três grandes categorias, quando definidos em relação a sua origem.
a) Investimentos públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem-estar social. Os investimentos públicos em geral não têm por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais. Exemplos: construção de moradias populares, saneamento básico, ou mesmo realizações de obras de infra estrutura como estradas, hospitais, escolas, dentre outros.
b) Investimentos privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direitos privados, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Exemplos: Fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping, entre outros.
c) Investimentos Mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direitos privados. Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade quanto retorno monetário. Exemplos: Petrobrás e Banco do Brasil.
Os investimentos tem uma importância fundamental tanto para a economia quanto para as organizações.
A economia de qualquer País só pode crescer com um fluxo contínuo de investimentos, ou seja, para a economia crescer, faz-se necessário aumentar a produção das fábricas, empresas, fazendas, unidades produtivas, o que se mede mais tradicionalmente pelo PIB (Produto Interno Bruto) a longo prazo e é fundamental criar novas unidades produtivas e aumentar a capacidade das já existentes, o que só é possível através de investimentos.
Os investimentos também são fundamentais para as organizações, pois a própria sobrevivência das organizações a longo prazo está condicionada ao volume de investimento realizado por elas. O investimento influência as organizações em dois aspectos:
1) Expansão das organizações: as organizações tem por objetivo crescer, expandir seu mercado consumidor de forma a poder girar mais retorno para o investidor e a única maneira de viabilizar este crescimento é realizando investimentos:
2) Reposição do Capital: as organizações necessitam de um fluxo de investimento suficiente para repor o desgaste e a obsolescência das suas máquinas e equipamentos, se essa reposição não for realizada a organização acabará utilizando-se de máquinas e equipamentos desgastados e ultrapassados o que acarretará produtos e serviços mais caros e de melhor qualidade que os de seus concorrentes comprometendo a sua sobrevivência.
Para obter recursos a organização necessita investir, contudo o mercado oferece uma ampla variedade de investimentos possíveis e cabe ao administrador analisar qual a melhor forma de investimento para a organização, dessa forma ele analisar ele deve analisar nos investimentos de forma racional, objetivando sempre escolher a melhor opção. Para tanto o administrados faz três considerações que influenciam diretamente a decisão: a economia, a financeira e a de ambiente empresarial.
1) Econômico: É considerado a rentabilidade e o risco do investimento . Sobre esse aspecto deve o administrador escolher a opção com menos risco para a organização e de maior retorno.
2) Financeiro: O administrador deve levar em conta a disponibilidade de recursos da própria organização ou de financiamentos.
3) Ambiente empresarial: São considerações políticas, sociais e culturais que afetam o investimentos.
As empresas que geram muito caixa têm uma grande preocupação com essas aplicações, uma vez que, dadas as altas taxas de juros no Brasil, podem significar uma considerável fonte de receita para a empresa.
As principais opções de aplicações financeiras disponíveis no Brasil são:
1)- CDB: Certificado de deposito bancário (emitidos para renda fixa com taxas pré e pós-fixadas). Pré-fixada (curto prazo); pós-fixada (Selic; CDI).
2)- Caderneta de poupança: Misto de rentabilidade entre taxa pré-fixada e TR (taxa referencial).
3)- Debêntures: Títulos médios e longo prazo (3 a 5 anos) – Títulos com garantia adicionais (ações); calculando a taxa pós-fixadas (Selic).
4)- Ações de empresas: Títulos de renda variável – Recebimento de dividendos; ganhos de capital.
5)- Fundo de investimentos: Títulos negociados por administradores (CNPJ)
- Conservadores: CDBs, debêntures, títulos públicos.
- Agressivos: Ações, moeda estrangeiras, derivativas.
6)- Títulos públicos: Títulos emitidos pelo governo para financiar a divida publica; Fundo pré-fixados ou pós-fixados (Selic, IGPM, IPCA, moeda estrangeira).Esses investimentos podem ser classificados como de renda fixa ou de renda variável, ou mesmo misto de renda fixa e variável.
Escolhendo a empresa:
A empresa que vamos trabalhar é uma loja exclusiva em roupas femininas.
Com o intuito de proporcionar uma maior interação dos clientes como o mundo da moda, a nossa atividade principal será a comercialização de várias marcas e terá como atividade secundária a prestação de serviços ligados a moda, como consultoria de moda e imagem pessoal. Nossa loja venderá marcar famosas e conhecidas, terá como público alvo mulheres das classes A e B da cidade.
Para
...