Analise das demonstrações financeiras
Por: Reginautrabo • 3/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.777 Palavras (8 Páginas) • 245 Visualizações
[pic 1]
CURSO: ADMINISTRAÇÃO - EAD
DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
PROFESSOR:
Anhanguera Educacional
Universidade Anhanguera
Centro de Educação a Distância
Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação na disciplina de Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras, no Curso de Administração da Universidade/Faculdade Anhanguera, sob a orientação do
RESUMO
Como objetivo proposto desenvolveremos um relatório sobre a saúde patrimonial de uma empresa baseando-se em seu demonstrativo contábil, através da demonstração do resultado do exercício, análise vertical, análise horizontal e as análises por índices econômicos.
A análise das demonstrações financeiras é utilizada pelas empresas com o objetivo de acompanhar a sua evolução, e um instrumento que os administradores devem utilizar, otimizar os resultados e assim criar novas situações para a empresa.
No desenvolvimento desta atividade utilizaremos várias técnicas para analisar com mais precisão e gerando informações essências para o processo de tomada de decisões da empresa.
Palavras chaves: Demonstrações financeiras,
SUMÁRIO
Introdução 5
1. Análise Vertical e Análise Horizontal 5
1.2 Tabelas dos cálculos das análises 6
1.3 Análise e associação das causas das variações 6
2. Índices econômicos e financeiros 8
2.1 Quadro resumo dos índices 9
3. Método DUPONT e o termômetro da insolvência 10
3.1 Cálculo da rentabilidade do Ativo pelo método DUPONT 10
3.2 Situação de insolvência, penumbra ou solvência da empresa 11
3.3 Diagrama estratégico qualitativo 11
4. Conceitos básicos da preparação do fluxo de caixa 12
4.1 Considerações finais 14
Referências bibliográficas 15
Referências eletrônicas 15
INTRODUÇÃO
A Análise das Demonstrações Financeiras é uma importante ferramenta de análise para os gestores terem conhecimento da posição financeira e econômica de sua empresa, é essencial para planejamentos administrativos e o processo de tomada de decisões. As empresas que pretendem se manter no mercado, devem conhecer a sua estrutura e o entendimento das contas do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício.
É através destes demonstrativos que os analistas têm uma visão mais precisa, podendo apurar a situação econômica e financeira, o grau de dependência da empresa em relação ao capital de terceiros, sua liquidez a curto, médio e longo prazo, a capacidade de pagamento de obrigações, rentabilidade, participação do capital de terceiros, se a empresa tem uma expectativa de crescimento ou possíveis falências.
Para que a análise da situação financeira da empresa seja efetuada de forma clara, e os resultados demonstrados sejam de interesse para todas as pessoas diretamente ligadas a empresa como: diretores da empresa, acionistas, investidores, credores, fornecedores, clientes, funcionários, órgãos governamentais, usaremos indicadores, técnicas e fórmulas maximizando os resultados e buscando soluções para que a empresa esteja sempre com uma situação econômica saudável.
1. ANÁLISE VERTICAL E ANÁLISE HORIZONTAL
- TABELAS DOS CÁLCULOS DAS ANÁLISES
Análise Vertical_DRE_Tabela
Análise Vertical_BP_Tabela
Análise Horizontal_DRE_Tabela
Análise Horizontal_BP_Tabela
- ANÁLISE E ASSOCIAÇÃO DAS CAUSAS DAS VARIAÇÕES
a) Nas vendas
b) Nos custos dos produtos vendidos
c) Na margem bruta
d) Nas despesas operacionais
e) Nas contas patrimoniais
2. ÍNDICES ECONÔMICOS E FINANCEIROS
Os índices financeiros destinam-se a mostrar as relações entre as contas das demonstrações financeiras e apresentar uma visão ampla da situação econômico-financeira da empresa. Para calcular estes índices usamos métodos de cálculo relacionando as contas ou grupos de contas, analisando e monitorando o desemprenho da empresa.
Para a situação financeira da empresa analisa-se a sua Estrutura de Capital e sua Liquidez e para a situação econômica analisa-se a sua Rentabilidade.
- Estrutura de Capital
- Participação de Capital de Terceiros – Endividamento
A Estrutura do Capital demonstra a dependência financeira da empresa em relação ao capital de terceiros e o grau de imobilização. O capital de terceiros é composto do Passivo Circulante + Exigível em longo prazo. Quanto menor este índice melhor.
Fórmula: [pic 2]
Índice em 2007:
Índice em 2008:
- Composição do Endividamento
Este índice representa o total de capital de terceiros, a composição das dívidas que vencem em curto prazo. Quanto menor ele for, melhor.
Fórmula: [pic 3]
Índice em 2007:
Índice em 2008:
- Imobilização do Patrimônio Líquido
Este índice mostra o percentual de comprometimento do capital próprio no Ativo Permanente. Quanto menor for o indicador, melhor.
Fórmula: [pic 4]
Índice em 2007:
Índice em 2008:
- Imobilização dos recursos não correntes
Recursos não correntes são recursos a longo prazo, este índice mostra utilização dos recursos não correntes na aquisição de Ativo Permanente. Quanto menor for este índice, melhor.
Fórmula: [pic 5]
Índice em 2007:
Índice em 2008:
- Liquidez
- Índice de Liquidez Geral
Fórmula: [pic 6]
- Índice de Liquidez Corrente
Fórmula: [pic 7]
- Índice de Liquidez Seca
Fórmula: [pic 8]
c) Rentabilidade
...