Analise de Mercado Empresa de Cosmetico
Por: bruno.reginattoo • 9/6/2016 • Trabalho acadêmico • 433 Palavras (2 Páginas) • 973 Visualizações
Analise de Mercado
O Brasil é considerado hoje o terceiro mercado global no quesito beleza, atrás somente da china e dos Estados Unidos. Estima-se que o brasileiro destina cerca de 2% de seu orçamento a compra de produtos de higiene pessoal e beleza, movimentando assim um montante de US$ 43,5 bilhões no ano de 2015, segundo Luis Malandrino. Ele também afirma que o setor teve um crescimento de 7,5% no ano de 2015 quanto a produtos destinados a beleza feminina, já o produto destinado aos homens teve um crescimento de 100% nos últimos 2 anos e está se tornando uma tendência no mercado mundial.
[pic 1]
O brasil também lidera o ranking mundial no consumo de perfumes e desodorantes, e aparece em segundo lugar em produtos para cabelo, produtos masculinos, produtos infantis, produtos para banho, depilatórios e proteção solar, terceiro em maquiagens, quarto em higiene oral e quinto em pele.
[pic 2]
Participação do setor nas Regiões brasileiras
O setor e HPPC está representado em todo território nacional, com mais de 2.490 empresas regularizadas na agência nacional de vigilância sanitária (ANVISA). Dessas, aproximadamente duas mil são consideradas de pequeno porte, optantes do sistema simples nacional.
Apesar de 81% estarem concentradas nas regiões sul e sudeste, as localizadas nos demais estados também estão em expansão.
[pic 3]
Oportunidade de Trabalho
As empresas do setor são as que mais empregam e incentivam o empreendedorismo e a qualificação, investindo cada vez mais no desenvolvimento do pais. Inauguram plantas fabris, centros de distribuição, franquias e lançam, a cada ano, cerca de 35 mil novos produtos. O resultado esta na geração de mais de 5.6 milhões de oportunidades de emprego.
Um grande diferencial na mão de obra empregada está no fato de que enquanto a indústria como um todo absorve apenas 40% da mão de obra feminina do pais, no segmento de HPPC elas se destacam, ocupando a grande maioria dos postos de trabalho disponível no segmento.
[pic 4]
A Força do Consumo
Não é uma simples questão estética. O consumo de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos esta intimamente ligado a sensação de bem-estar, cuidado com a saúde e aumento de autoestima.
Segundo dados do instituto de pesquisa e analise de mercado Mintel (2013), 73% dos consumidores passaram a comprar e gastar mais com esses artigos, colocando-os como prioridade acima ate de gastos com férias, casa e eletrônicos.
Itens mais consumidos no mercado brasileiro de acordo com o Euromonitor são:
1º - Produtos para cabelos
2º - Perfumaria
3º - Desodorantes
4º - Produtos masculinos
5º - Produtos par a pele
6º - Higiene Oral
7º - Maquiagem
8º - Produtos para banho
9º - Produto Infantil
10º - Protetor Solar
[pic 5]
Referencias bibliográficas
http://www.gazetadopovo.com.br/economia/ano-ruim-desafia-mercado-de-beleza-em-2016-co75gmjqo3pm826927eho66za
http://abihpec.org.br/
...