Analise de empresa musical social
Por: Amanda Menezes Adam • 26/5/2022 • Trabalho acadêmico • 4.852 Palavras (20 Páginas) • 91 Visualizações
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa[pic 1]
Plano de Medição de Impacto para o Projeto Guri
São Paulo
2018
Amanda Adam[pic 2]
Caio Racy
David Schopfer
Giovanna Mancini
Mateus Maraia
Pedro Murgel
Plano de Medição de Impacto para o Projeto Guri
Trabalho desenvolvido para aprovação na disciplina Medição em Investimentos de Impacto, da graduação do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, tendo por base o Guia de Avaliação de Impacto Socioambiental para Utilização em Negócios e Investimentos de Impacto, do Insper Metricis.
Prof. José Geraldo Setter Filho
Prof. Thomaz Teodorovicz
Prof. Carolina Melo
São Paulo
2018
SUMÁRIO
1 DESCRIÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROJETO 3
2 PLANO DE MEDIÇÃO 4
2.1 Etapa 1: Delimitação da População-Alvo 4
2.2 Etapa 2: Benchmarking 4
2.3 Etapa 3: Definição da Teoria da Mudança 5
2.4 Etapa 4: Definição das Métricas (Indicadores de Impacto) 5
2.5 Etapa 5: Definição do Método de Verificação de Adicionalidade 6
2.6 Etapa 6: Plano Amostral 6
2.7 Etapa 7: Execução da Medição 7
2.8 Etapa 8: Cronograma de Medição 7
REFERÊNCIAS 9
APÊNDICE A – Título do apêndice 10
ANEXO A – Título do anexo 11
[pic 3]
- DESCRIÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROJETO
O Projeto Guri é um programa sociocultural do estado de São Paulo que tem como objetivo promover com excelência a educação musical e a prática coletiva na música para crianças entre 6 e 18 anos, tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação.
O projeto teve início em 1995 com uma única unidade e cerca de 180 crianças participantes. A partir de 2004, a qualidade do mesmo foi evoluindo, e em conjunto, o número de unidades. Sendo assim, hoje o projeto conta com mais de 49 mil alunos por ano e 383 unidades/polos de ensino distribuídos por todo o Estado de São Paulo. Em 2008, os resultados foram tão positivos que a gestão dessas unidades foi dividida em duas Organizações Sociais, promovendo então uma gestão compartilhada do Projeto Guri. Dessa forma, as unidades localizadas no interior e litoral, incluindo as unidades da Fundação CASA, são administradas hoje pela Organização Social Amigos do Guri, enquanto o controle das unidades da capital paulista e Grande São Paulo ficam por conta da Associação de Cultura, Educação e Assistência Social Santa Marcelina. E para a consolidação física de cada unidade do projeto, ambas as organizações possuem parceria com a Prefeitura e a Secretária Municipal da Educação de São Paulo. Dessa forma, há grandes unidades do programa localizadas nos CEUs (Centros Educacionais Unificados) na capital e grande São Paulo, e no interior e litoral a própria prefeitura que fornece o espaço para todas as unidades.
Afim de alcançar seu objetivo de excelência na educação musical, o Projeto Guri conta com aulas teóricas sobre música, de canto, instrumentos, e ainda, fazem apresentação para diversos públicos como para suas famílias, bairros, cidade, município, podendo ser até em outro país. Essas aulas são no contraturno da escola, sendo que a carga horária varia de uma organização para outra, assim como as etapas e níveis de formação. Normalmente, eles possuem aulas coletivas duas vezes por semana com foco na música erudita e MPB, onde aprendem basicamente todos os tipos de instrumentos populares, de orquestra e regionais.
Em paralelo, o Projeto Guri também promove a inserção desses jovens na sociedade. Os alunos recebem uma atenção que vai além do ensino musical, pois o projeto acompanha a vida social das crianças, adolescentes e jovens atendidos, observando as condições que afetam a vida e o bem-estar de cada aluno, incluindo educação, assistência social, saúde, habitação, cultura, lazer, trabalho, família etc., para que, assim, possam atuar da melhor forma ou instruir o núcleo familiar, de o que deve ser feito, prezando a qualidade da presença do aluno em sala de aula.
Dessa forma, os pressupostos educativos-musicais desse projeto são o diálogo, a construção da autonomia, o cultivo da solidariedade e a valorização da responsabilidade compartilhada.
- PLANO DE MEDIÇÃO
- Etapa 1: Delimitação da População-Alvo
Em termos gerais, a população-alvo do Projeto Guri, como um todo, consiste em crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, socioeconomicamente vulneráveis de São Paulo, de acordo com o índice IVS (Índice de Vulnerabilidade Social). Esse índice é calculado pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Aplicada) e é composto por 16 indicadores que foram construídos a partir do estudo do conceito de vulnerabilidade e que estão organizados em três dimensões: infraestrutura urbana, capital humano, e por fim renda/trabalho.
...