Anlaise da estrutura interna da Nokia.
Por: halefborges • 6/7/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 287 Palavras (2 Páginas) • 707 Visualizações
Halef Borges da Silva
13/0113565
A NOKIA é uma empresa finlandesa de telecomunicações, fundada em 1865, começou apenas como uma fabrica de papel, que mais tarde se envolveu com o mercado de cabos telefônicos, devido a necessidade da Finlândia. Em 2007 era líder na fabricação de aparelhos moveis, com aproximadamente 40% do mercado. Porem, devido as mudanças de mercado, e a tardia iniciativa da empresa para reagir diante as bruscas mudanças do mercado, lhe custaram muito caro, em 3 de setembro de 2013 a Microsoft Corporation, comprou sua divisão de aparelhos moveis por cerca de US$7,2 bilhões.
É importante analisarmos a estrutura da NOKIA antes e depois da venda do seu setor mobile. As estruturas anteriores da Nokia deram prioridade a internet e as tecnologias de multimídia, sua estrutura organizacional estava voltada para acelerar a execução e a inovação, não tanto no curto quanto no longo prazo, a empresa tinha a departamentalização como estrutura interna, o que a possibilitou criar novas divisões parar capturar o potencial das redes de telefonia celular, telefonia via internet, multimídia e smartphones.
[pic 1]Estas unidades permitiu que a empresa desse prioridade as oportunidades comerciais em desenvolvimento, a Nokia organiza os funcionários em milhares de funções especificas, para projetar e comercializar com eficiência seus telefones moveis, separando as pessoas em unidades de trabalho. Como podemos ver no organograma abaixo:
Hoje em dia, após a venda de sua divisão mobile para a Microsoft, a empresa classifica sua estrutura como, otimizada para o crescimento e a inovação, com um modelo de governança simples e claro, para facilitar o crescimento. Com uma estrutura linear bem organizada e funcional, com grande poder ao CEO da empresa, proporcionando melhor supervisão técnica, comunicação direta e rápida, além de uma maior flexibilidade.
[pic 2]
...