Análise Swot IBM
Por: augustoaviador • 25/2/2016 • Relatório de pesquisa • 1.054 Palavras (5 Páginas) • 1.737 Visualizações
Análise SWOT da IBM
Esta é a análise SWOT da International Business Machines (IBM) em 2013.
Histórico da empresa
Nome
International Business Machines Corporation
Logo
Áreas de atuação
Hardware e Software de computador, Serviços de TI, Consultoria de TI.
Área de atuação geográfica
Mundial
Sede
E.U.A.
Chefe Executivo atual
Ginni Rometty
Receita
$104.5 bilhões (2012)
Lucro
$16.6 bilhões (2012)
Empregados
434,246 (2012)
Principais concorrentes
Apple Inc., Cisco Systems, Inc., Dell Inc., Hewlett-Packard Company, Microsoft Corporation, Oracle Corporation, VMware, Inc. e muitas outras.
Mais informações sobre negócios no site oficial da IBM.
SWOT
Análise SWOT IBM 2013
Forças
Fraquezas
1. Pioneira no mercado de solução em computação na nuvem para empresas
2. Reputação da marca
3. Negócio diversificado
4. Forte competência em aquisições
5. Integração de produtos e serviços
1. Soluções de software e serviços caros
2. Foco principal em grandes empresas
Oportunidades
Ameaças
1. Ampliar as divisões de software e de serviços
2. Aumento da demanda de serviços baseados em nuvem
1. Competição crescente no mercado de computação em nuvem.
2. Desaceleração do crescimento da economia mundia
Forças
1. Pioneira no mercado de solução em computação na nuvem para empresas. A IBM mudou-se para computação na nuvem em 2007 com seu programa “Blue Cloud” (Nuvem azul em tradução livre), que foi projetado para oferecer soluções de hardware e software para empresas que desejavam ter suas próprias nuvens particulares. Desde então a companhia se tornou o primeiro ponto de referência para soluções de nuvem empresariais no mercado de nuvem. Ao contrário de muitas outras companhias no mercado de nuvem, a IBM vem oferecendo a mais ampla gama de software e serviços em um só lugar.
2. Reputação da marca. A IBM possui um alcance significativo em todo o mundo em todos os mercados onde ela opera. A empresa também foi premiada como empresa Nº 1 para líderes; empresa mundial verde Nº 1; 2ª empresa mais respeitada; 5ª empresa mais admirada; e recebeu muitas outras premiações. Isso resultou em uma reputação muito positiva e forte da marca. De acordo com a Intelbrand, a marca IBM valia 75.5 bilhões de dólares em 2012 e era a terceira marca mais valiosa no mundo. A reputação da marca tem influência significante na decisão dos consumidores ao comprar produtos e a IBM claramente se beneficia disto.
3. Negócio diversificado. A IBM segmenta seu negócio em 4 divisões: Hardware, Software, Serviços e Financiamento. Em 2000, a empresa tinha 35% de sua renda proveniente de vendas de hardware, onde as margens de lucro são baixas e a projeção de crescimento de mercado aponta crescimento lento ou negativo. A IBM diversificou do negócio de hardware para o negócio de software, do qual se espera uma geração de 50% da renda da empresa em 2015. Essa mudança vai resultar em baixo impacto da tendência negativa do mercado de hardware e maior rentabilidade das vendas de software e serviços. A empresa também tem se diversificado geograficamente e agora tem mais de 60% de sua renda proveniente de fora dos EUA. A IBM investiu fortemente na China e no resto da Ásia para aumentar a diversidade geográfica de sua renda.
4. Forte competência em aquisições. Ao longo dos últimos 13 anos, de 2000 a 2012, a IBM adquiriu mais de 140 empresas em áreas estratégicas incluindo analítica, nuvem, segurança e comércio. Isso levou a um crescimento substancial nas ofertas de software e consultoria da IBM e estabeleceu a empresa como um provedor líder de software e consultoria para empresas. A IBM ainda espera investir 20 bilhões de dólares nos próximos dois anos em aquisições para fortalecer ainda mais seu portfólio de produtos. A competência da empresa nas aquisições bem-sucedidas é a principal vantagem sobre outras companhias, como HP, que falha nesse ponto.
5. Integração de produtos e serviços.
...