Análise da Governança Corporativa da Natura S/A
Por: Tiago Lopes • 11/4/2016 • Relatório de pesquisa • 373 Palavras (2 Páginas) • 2.101 Visualizações
Empresa de capital aberto desde 2004, a Natura faz parte do Novo Mercado da BM&FBovespa, segmento especial de listagem de companhias da Bolsa de Valores brasileira com o nível mais avançado de governança corporativa.
Sob uma grande influência da governança corporativa moderna, a Natura mantém e desenvolve atividades pioneiras, para o Brasil, nos campos de desenvolvimento social, sustentabilidade e inovação.
Tais atividades tornaram-se pontos fortes nas operações de marketing da empresa. Principalmente ao manter a transparência quanto às divulgações voluntárias e à aquisição de certificados e títulos.
A GRI (Global Reporting Initiative) é uma organização não-governamental internacional, que desenvolve diretrizes globais para a elaboração de relatórios de sustentabilidade, que atualmente são utilizadas por cerca de mil e quinhentas instituições no mercado mundial. O uso deste padrão permite uma comparabilidade entre companhias de todo o mundo, possibilitando que as organizações tenham um instrumento que facilita a implantação de um processo de melhoria contínua do desempenho rumo ao desenvolvimento sustentável.
Nos últimos anos, o padrão GRI (Global Reporting Initiative) de publicação de relatórios de sustentabilidade vem sendo adotado por grandes empresas em todo o mundo, que buscam dar maior clareza e evidenciação à sua responsabilidade sócio-ambiental, como também atender as novas exigências do mercado.
A ideia de Benefit Corporation, ou B-Corp, é usar as empresas como ferramenta para a mudança social. Para isso, ela tem como missão criar impacto material positivo na sociedade e no meio ambiente, como dever fiduciário requerer a consideração de elementos não financeiros na tomada de decisões, e como obrigação ser transparente e reportar sobre sua performance usando padrões de terceiros reconhecidos. Dentro de 120 dias a partir do fim de cada ano fiscal, as B-corps precisam publicar “relatório de benefícios” nas áreas social e ambiental.
Foi reconhecida em 2006 como uma empresa com o mais alto nível de aplicação do GRI (G3) A+, ao lado da Petrobras, Bunge, Banco Real, Bradesco e Itaú. Atualmente, com o índice G4, a empresa continua a manter o posto mais elevado com o nível de comprometimento A+.
Atualmente a Natura é a maior companhia do mundo certificada como Empresa B, atestando seu compromisso com o crescimento econômico aliado à promoção do bem-estar social e ambiental.
Todas as informações podem ser acessadas via relatório anual de 2014 da empresa, presente em seu website.
http://www.natura.com.br/www/relatorioanual/
...