Análise das Demonstrações Contábeis
Por: isabellabiguetti • 9/11/2020 • Dissertação • 2.581 Palavras (11 Páginas) • 138 Visualizações
[pic 1]
Fundação Getúlio Vargas
MBA Executivo em Finanças: Controladoria, Auditoria e Compliance
Isabella Tarine Biguetti
Relatório de análise de diagnóstico do Grupo Guararapes
Trabalho apresentado à disciplina Contabilidade e Análise das Demonstrações Contábeis sob a orientação da Profª Suênia Santos. FGV Faria Lima - SP
São Paulo
Julho/2020
Sumário
1 Objetivo do Trabalho Individual 3
2 O Grupo 3
3 Indicadores de Liquidez 3
4 Análise do Capital Circulante Líquido e Capital de Giro 5
5 Indicadores de Prazos 6
6 Análise de Ciclo Operacional e Financeiro 7
7 Indicadores de Endividamento 8
8 Indicadores de Rentabilidade 9
9 Conclusão sobre a realidade da saúde Financeira e Econômica do grupo 10
10 Referências 10
Objetivo do Trabalho Individual
O objetivo deste relatório é realizar uma análise que forneça um diagnóstico individual por grupo de análise, bem como um retrato geral sobre a realidade financeira e econômica do negócio do grupo Guararapes.
O Grupo
Aos 71 anos, o Grupo Guararapes é a maior empresa de moda do Brasil, com uma operação que atualmente engloba: a rede varejista Riachuelo, com e-commerce e mais de 300 endereços físicos espalhados por todo o território nacional, duas fábricas, em Natal e em Fortaleza, a Midway Financeira, três centros de distribuição (CD), em Guarulhos, Natal e Manaus, um Contact Center, a Transportadora Casa Verde, o shopping Midway Mall, também no Rio Grande do Norte, e dois teatros Riachuelo, na capital potiguar e no Rio de Janeiro.
Fundado por Nevaldo Rocha em 1947, o Grupo começou como uma loja de roupas, a "A Capital", que ficava em Natal. Quatro anos depois, ele inaugurou uma pequena confecção, em Recife, e adquiriu novos pontos de venda. Em outubro de 1956, Nevaldo e seu irmão, Newton, fundaram oficialmente a Guararapes e, dois anos mais tarde, realocaram a matriz para Natal, onde ela é mantida até hoje. Em 1979, o Grupo Guararapes adquiriu as cadeias de lojas Riachuelo e Wolens, expandindo sua atuação para o varejo têxtil. Suas lojas, escritórios, fábricas e CDs reúnem hoje mais de 40 mil colaboradores, unidos pela missão de democratizar a moda no País. Com 100% de sua produção destinada aos canais de venda físico e digital da Riachuelo, o Grupo tem o compromisso de se renovar constantemente, modernizando seu parque fabril e centros de distribuição e investindo em pesquisa, criação, desenvolvimento e logística.
Desta maneira, a empresa mantém a gestão integrada de suas operações, fazendo com que a companhia seja a única no mercado a reunir as três vertentes de seu negócio: varejo, indústria e financeira. Assim, possibilita-se que o timing entre o desenvolvimento do produto e sua chegada ao consumidor final seja otimizado, ganhando em eficiência e competitividade.
Ao longo de 2019, o lucro da Guararapes Confecções S.A., cresceu 5,7%, totalizando R$ 526,5 milhões. A receita líquida atingiu R$ 7,808 milhões o que corresponde a um crescimento de 8,6%, em relação ao ano anterior.
Indicadores de Liquidez
Os Indicadores de Liquidez comprovam a capacidade da empresa em cumprir suas obrigações de curto prazo dentro do vencimento. O melhor é que esse índice esteja sempre acima de 1, o que significa que a empresa não terá dificuldades em pagar suas obrigações de curto prazo.
Para o grupo Guararapes tem-se os seguintes indicadores e suas respectivas definições, valores e análise:
[pic 2]
Liquidez Geral: indica a capacidade de pagamento da dívida de longo prazo.
Pode-se verificar que houve uma queda de 2018 para 2019, isso se dá devido ao fato de haver um aumento nas contas no passivo não circulante (PNC) que correspondem a debêntures, passivo de arrendamento, empréstimos e financiamentos.
Liquidez Corrente: indica a capacidade de pagamento da dívida de Curto Prazo.
Se:
Liquidez Corrente > 1,0 CCL Positivo
Liquidez Corrente = 1,0 CCL Nulo
Liquidez Corrente < 1,0 CCL Negativo
Conforme gráfico, este indicador aumentou se 2018 para 2019 devido ao aumento nas contas do ativo circulante: caixa, aplicações financeiras e clientes.
- Liquidez Seca: mede as condições para cobrir compromissos de curto prazo com valores de fácil conversibilidade, ou seja, quanto, com relativa facilidade, a empresa consegue transformar em dinheiro antes do prazo normal de realização (deságio).
Este indicador também aumentou de um ano para o outro o que corresponde a um aumento nas contas do ativo circulante: caixa, aplicações financeiras, clientes, estoques. Conclui-se que a empresa possui capital suficiente para arcar com todas as suas obrigações.
...