TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise das Demonstrações Contábeis

Por:   •  15/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.529 Palavras (15 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 15

Introdução

        Este Trabalho apresentará a Análise das Demonstrações Contábeis que tem por finalidade dar um diagnóstico da situação econômica-financeira da instituição, utilizando os relatórios gerados pela contabilidade. Explicará quais são os objetivos das análises Vertical e Horizontal e posteriormente abordará os índices de Liquidez, Endividamento, Rentabilidade e Lucratividade evidenciando a importância dos  mesmos para a realização completa da Análise de Balanços.

Análise das Demonstrações Contábeis

A análise de balanços corresponde à interpretação das informações evidenciadas nos relatórios contábeis e deve ser entendida dentro de suas possibilidades e limitações. De um lado, mais aponta problemas a serem investigados do que indica soluções; de outro, desde que utilizada de forma correta, pode ser uma ótima ferramenta para o controle da administração.

O objetivo da análise de balanço é dar um diagnóstico sobre a situação econômica- finan-ceira da instituição, utilizando os relatórios gerados pela contabilidade (Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado, etc...) e de outras informações necessárias à análise, rela-cionando-se prioritariamente a utilização por parte de terceiros.

Para obter a análise de balanços é necessário observar as seguintes particularidades:

  1. os registros contábeis da empresa devem ser mantidos com diligência;
  2. os relatórios financeiros devem ser auditados por auditor independente ou, pelo menos seja realizado uma cuidadosa revisão por parte da auditoria interna;
  3. é preciso tomar muito cuidado na utilização de valores extraídos de balanços iniciais e finais,principalmente na área de contas a receber e estoques, pois muitas vezes tais contas, nas datas de balanço,não são representativas das médias reais do período;
  4. os demonstrativos objetos de análise devem ser corrigidos tendo em vista as variações do poder aquisitivo da moeda;
  5. a análise de balanços limitada a apenas um exercício é muito pouco reveladora,exceto em casos de quociente de significação imediata.

Análise Vertical

        A análise vertical tem o objetivo de verificar a estrutura patrimonial e de resultado da entidade. Esta análise é utilizada para avaliar a relação entre as contas de uma única demonstração contábil. A conta que representa a totalidade da demonstração contábil é tida como 100%, enquanto os outros itens são expressos em percentagem dessa conta. Essa metodologia de análise mostra a participação percentual de cada um dos itens das Demonstrações Contábeis em relação ao total de seu grupo.

        Com esse recurso pode-se visualizar de modo objetivo e direto a representatividade de cada componente das demonstrações, identificando aqueles que mais contribuem para a formação do conjunto do objeto de análise. Além disso, a análise vertical é importante para avaliar a estrutura de composição de itens e sua evolução no tempo. Exemplo: Suponha que determinado Estado apresente a seguinte evolução de Despesas Públicas.

Despesas

20X2

20X3

20X4

Despesas correntes

Despesas de Capital

Despesas Totais

800

1.500

2.300

1.000

1.800

2.800

1.300

2.250

3.550

                

        A política de prioridades daquele Estado havia sido declarada como sendo a de aumentar a participação da despesa de capital (basicamente investimentos) sobre a despesa total. Será que foi bem- sucedida?

        Pelo que os números possam indicar, não, pois, em 20X2, a despesa de capital representava 65% da despesa total. Em 20X3, passou a representar 64% e, em 20X4, 63%. Embora tivesse declinado lentamente, a participação percentual declinante da despesa de capital representa algo desfavorável, no que se refere ao objetivo que foi mencionado acima.

Análise Horizontal

        A análise horizontal tem o objetivo de conferir o comportamento do patrimônio e do resultado da entidade. È utilizada para avaliar a relação, ao longo do tempo, de cada conta das Demonstrações Contábeis entre, no mínimo, dois períodos. Os valores da Demonstração Contábil de data mais remota são tidos como base, enquanto os valores dos anos mais recentes são expressos em percentagem, em relação ao valor do ano anterior.

        A principal finalidade dessa análise é mostrar o crescimento de itens dos Balanços e das Demonstrações de Resultados (bem como de outros demonstrativos) através dos períodos, a fim de caracterizar tendências.

Exemplo: Observe essa análise horizontal de séries de vendas, custo das vendas e resultado.

        Em $

20X1

20X2

20X3

20X4

20X5

Vendas

(-) Custo das Vendas

= Lucro Bruto

100

70

30

107

76

31

115

83

32

123

91

32

132

99

33

        

        A tabela de análise horizontal sempre é realizada em termos de índices. O índice do ano estabelecido como base da série é 100 e os valores dos anos seguintes são expressos em relação ao índice base, 100. Assim, tomando-se vendas, o primeiro ano (20X1) é expresso pelo índice 100. Evidentemente, o segundo ano (20X2) é expresso pelo índice 107. O terceiro ano ( em termos do primeiro ) terá índice igual a 115 e assim por diante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (167 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com