Análise de Investimento e Financiamento.
Por: Naataly_ • 2/10/2017 • Abstract • 373 Palavras (2 Páginas) • 260 Visualizações
Nataly Martins – Parte B
Análise de Investimento e Financiamento (Cap. 5 ao 9)
- Capítulo 5: Vá além da demanda existente
Depois de orientar seus leitores para a criação de um oceano azul, o autor agora direciona seus leitores e empresários a como permanecer nele e garantir seus clientes de forma simples e prática. Realçando seus esforços para conseguir atrair consumidores não-clientes para sua empresa, ao contrário do que a maioria faz.
Usando como exemplo de oportunidade de mercado, o autor cita o relato da Callaway Golf, que contrariamente desenvolveu uma pesquisa para descobrir por que as pessoas não adeptas ao esporte não se interessavam em aprender as técnicas ou jogadas do jogo. Como resultado, a empresa descobriu que, os não adeptos ao golf achavam difícil acertar a bola com um taco com a cabeça tão pequena. Analisando a situação, a Callaway criou para seus clientes o Big Bertha que possui uma cabeça maior possibilitando acertar a bola com mais facilidade, e ainda tornou-se campeão de venda no mercado.
Neste momento se analisarmos podemos ver, como coisas simples podem gerar milhões de dólares, tudo com base em pesquisas sobre a necessidade de seus consumidores. Se formos mensurar se a empresa teve prejuízo usando mais matéria prima na cabeça de seus tacos, a quantidade de modelos Big Bertha vendidos pela empresa desde seu lançamento, percebemos que a matéria prima utilizada para a fabricação de tacos do modelo da Big Bertha não passou de um investimento muito bem feito pela empresa.
O autor também apresenta os níveis de não clientes organizados de acordo com a sua distância da empresa (baseando-se assim em seu consumo), e ainda sugere algumas ações e alternativas de como atrair e expandir seu novo negócio.
Nos trechos seguintes o autor dá mais detalhes sobre cada tipo de não cliente, veja abaixo sua pequena definição:
- Não clientes do Primeiro Nível: São clientes quase convertidos, que optam por consumir algum produto deste mercado esporadicamente, mas que prefere algo melhor quando se têm disponível.
- Não clientes do Segundo Nível:
...