Análise do Artigo: A recessão brasileira acabou?
Por: Debora Rocha Fonseca • 16/8/2018 • Artigo • 553 Palavras (3 Páginas) • 240 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS
ÁNÁLISE MiCROECONÔMICA[pic 1]
DEBORA ROCHA FONSECA
RICARDO CARUSO PAMPLONA LOREIRO
Rio de Janeiro-RJ
2017
- Discordando
Análise do Artigo: A recessão brasileira acabou?
Autor: Ricardo Carneiro
Referência bibliográfica
https://www.cartacapital.com.br/economia/a-recessao-brasileira-acabou
O artigo mostra a realidade sobre o “fim” da recessão brasileira, expressada através de indicadores econômicos positivos, nos quais o autor caracteriza como excesso de otimismo. Com todo esse agravamento econômico, o governo manteve as medidas para estimular a produção e o consumo, entre elas: redução de impostos, desonerações fiscais e liberação de crédito subsidiado.
O grande problema foi que o governo passou a gastar cada vez mais, enquanto a arrecadação com impostos e tributos diminuiu, oque desequilibrou as contas públicas.
Segundo Mankiw, nos dez princípios da economia, o governo Brasileiro agiu de forma correta, então, porque depois de todas as medidas tomadas corretamente nós continuamos com um cenário de instabilidade dos setores financeiros? Queda do PIB? Baixa na produtividade? Desemprego?
Quando se trata de economia começamos a entender que tudo depende, não existe uma regra, não há nada engessado, ela se movimenta e precisamos agir conforme a necessidade, e também à medida que foi implantada em um determinado país, não necessariamente servirá para nós brasileiros.
- Concordando
Análise do Texto “Economia brasileira: a cegueira e a realidade”
Referência bibliográfica: http://www.amazoninternet.com.br/sgc/admin/uploads/704173208be8db5a591dd1b1f0da2801.pdf
O texto “Economia brasileira: a cegueira e a realidade” versa acerca do momento econômico vivido pelo país, e o contextualiza desde a crise imobiliária de 2008, também conhecida como a Grande Recessão, trazendo até a atual conjuntura. Fica clara na opinião do autor a sua antipatia em relação às medidas tomadas pelo governo petista, a quem considera grande culpado por este momento que atravessa o Brasil. Entretanto seu foco está nas soluções que julga serem necessárias para a retomada do mercado nacional.
A princípio o autor evidencia o que, na sua opinião, está errado no posicionamento econômico dos governantes, falando sobre o crescimento pífio (último colocado na América do Sul), a inflação um terço acima da meta, responsabilidade fiscal desacreditada (haja vista os gastos públicos terem crescido muito acima da inflação, os mais de R$ 200 bi anuais em juros, o aumento da dívida pública para mais de R$ 1 trilhão entre outros), além das críticas à postura do PT em relação à crise, pouco combativa e mais crítica dos governos anteriores.
...