Artigo Aurora Alimentos
Por: Karol Giroletto • 22/5/2019 • Artigo • 1.613 Palavras (7 Páginas) • 267 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Curso: Administração – 1ª fase – Matutino – 2019/1
Disciplina: Fundamentos do Cooperativismo
Professora: Enise Barth
Acadêmicas: Andreia Rodrigues de Souza, Josiene da Silva Pereira Pinheiro, Karoline Girolettto e Kelli Aparecida Machado Pitt.
AURORA ALIMENTO: a soma de todos nós.
- INTRODUÇÃO:
- Apresentação do Tema e Formulação do Problema:
O cooperativismo nasceu da necessidade de melhoria de vida, aquisição de bens materiais e desenvolvimento sustentável. Está diretamente ligado as iniciativas dos trabalhadores em busca de soluções para seus problemas socioeconômicos, visando o trabalho em conjunto e contribuição mutua para o desenvolvimento pessoal e comunitário.
Frente a esse cenário destaca-se a Cooperativa Central Aurora Alimentos, devido à contribuição que a mesma tem dado para o desenvolvimento econômico e social de Chapecó e região do Oeste Catarinense. A Cooperativa Central Aurora Alimentos está presente de diversas formas na vida da sociedade, seja ela no consumo de seus produtos, no trabalho proporcionado em suas unidades industriais ou ainda representado nos projetos sociais patrocinados por esta cooperativa.
Diante disto questionamos alguns cooperados, sobre o porquê entrou na cooperativa? E porque continuar a ser um cooperado?
- Objetivos:
Compreender como se formou a cooperativa central, qual a importância para a nossa sociedade.
- Contextualizar como surgiu a Cooperativa Central Aurora Alimentos em Chapecó, bem como os trabalhos sociais que ela realiza no município;
- Relatar a importância do papel da Cooperativa Central Aurora Alimentos para a região, seus cooperados e também para as pessoas inseridas na comunidade;
- Realizar entrevistas, para conhecer os trabalhos sociais da cooperativa, bem como a sua preocupação com o bem estar social.
- Justificativa:
Faz-se necessário o estudo das cooperativas relacionando os conhecimentos teóricos com a realidade e enfatizando que a presença dessa grande empresa no município de Chapecó é notável, assim como é em toda a região do Oeste Catarinense. A Cooperativa Central Aurora de Alimentos é evidenciada em nosso meio, pois possuí um dos maiores números de cooperados, exerce um papel econômico significativo para a região, pois dela dependem um numero considerável de pessoas. Pretende-se com essa pesquisa acrescer de conhecimentos teóricos a sociedade a qual a Cooperativa Central Aurora Alimentos esta inserida, bem como evidenciar o crescimento econômico, que a economia solidaria representa, tentando dessa forma apresentar dados que podem a ser relevantes para possíveis trabalhos acadêmicos.
- REVISÃO TEÓRICA:
- Cooperativismo:
O cooperativismo está presente desde o princípio da história humana, há relatos de que este método era usado desde a pré-história, nas tribos indígenas e até mesmo em antigas civilizações babilônicas. Por meio de diferentes experiências, como instrumento para substituição do individualismo pela cooperação, reduzindo custos, riscos e promovendo a colaboração econômica com o objetivo de alcançar melhores resultados. Segundo Fiorin (2001): Cooperativismo é a doutrina que preconiza a cooperação como forma de organização e ação econômicas, pela qual as pessoas ou grupos que têm o mesmo interesse se associam, a fim de obter vantagens comuns em suas atividades econômicas.
O cooperativismo como comecemos hoje te inicio no século XIX, em meio a revolução industrial, foi a forma em que os trabalhadores encontraram para lutar contra a opressão estatal e empresarial, buscando soluções para os problemas sócio econômicos, através da ajuda mutua. A primeira cooperativa surge em 1844, em Rochdale, na Inglaterra, dela participaram 28 tecelões, que buscavam melhorar sua precária situação econômica. O cooperativismo está ligado diretamente à economia dos cooperados, com os desejos ou necessidade para vida, defesa e valorização do trabalho humano e acredita no poder e na capacidade da organização em forma de cooperação.
O cooperativismo tem sua base alicerçada em sete princípios que norteiam a gestão da organização cooperativa e a aplicação destes princípios é fator determinante para a caracterização da filosofia cooperativista. Para falar de cooperativismo é importante salientar que vivemos na era da tecnologia, no qual ha necessidade de que as empresas busquem promover pequenas ações que contribuam para a construção de um lugar melhor para se viver e incentivos a multiplicação dos valores que alicerçam o cooperativismo crescem cada vez mais.
2.2 Princípios Cooperativistas:
Os princípios que norteiam as cooperativas são:
- Adesão Voluntaria e livre: As cooperativas são organizações voluntárias, abertas a todos que estejam aptos a utilizar os seus serviços e dispostas a contribuírem como cooperados, sem discriminações sexuais, sociais, raciais, políticas e religiosas.
- Gestão democrática: Cooperativas são organizações democráticas, controladas pelos seus membros que participam ativamente na formulação de suas políticas e na tomada de decisões.
- Participação econômica do sócio: Os membros de uma cooperativa contribuem com cotas para o capital das cooperativas, esse capital é controlado democraticamente. Uma parte desse capital é propriedade comum da cooperativa. Os excedentes recebidos pela cooperativa, vão ser destinados pelos membros, para uma ou mais dessas finalidades: desenvolvimento da cooperativa, retorno de benefício aos membros na proporção das suas cotas com a cooperativa ou apoio a outras atividades aprovadas pelos membros
- Autonomia e independência: Cooperativas são empreendimentos autônomos, controladas pelos associados, que decidem sobre as suas atividades, define a missão, os objetivos e as metas. Não há interferência governamental nas decisões.
- Educação, formação e informação: As cooperativas promovem a educação, a formação de seus membros, dos representantes eleitos e dos trabalhadores, de forma que esses possam contribuir eficazmente para o desenvolvimento de suas cooperativas, informam o público em geral, principalmente os jovens e líderes de opinião, sobre natureza e as vantagens da cooperação.
- Inter cooperação: As cooperativas servem de forma mais eficaz a seus membros e fortalecem o movimento cooperativo, trabalham em conjunto através das estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais.
- Interesse pela comunidade: As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentável de suas comunidades através de políticas aprovadas pelos membros.
- METODOLOGIA:
- Tipo de Pesquisa:
A abordagem utilizada nessa pesquisa é a metodologia qualitativa, a mesma é subjetiva, descritiva e exploratória, pois busca conhecer a história da cooperativa e alguns cooperados, bem como demonstrar as ações voluntarias que contribuem para o desenvolvimento e bem estar da comunidade e local da cooperativa, ações essas que tem sua base nos princípios do cooperativismo. Quanto ao procedimento de coleta de informações, esse será realizado por meio de pesquisas bibliográficas e pesquisas de campo, pois haverá a coleta de dados em uma unidade da cooperativa. Posteriormente com as informações reunidas, será realizada uma analise dos dados coletados, o que caracteriza um estude de caso.
...