As Teorias da Administração
Por: Amanda Araújo Egli • 21/4/2020 • Relatório de pesquisa • 512 Palavras (3 Páginas) • 135 Visualizações
Amanda Araújo Egli RA: 819225178
Teorias da Administração
A Administração é o meio pelo qual as organizações são conduzidas para alcançar bons resultados e se tornarem excelência no ramo de atuação. Em linha gerais, a tarefa da Administração consiste em identificar os objetivos da organização e traduzi-los em ação empresarial por meio de planejamento, organização e direção de forma a alcançar os resultados com excelência e com os recursos e competências disponíveis.
Diante deste gradativo desenvolvimento e constante busca por excelência, surgiu-se a necessidade de administrá-las da maneira mais adequada possível, nascendo assim a Teoria Geral da Administração (TGA). Ela trata do estudo da administração das organizações em geral e das empresas em particular, passando por fases distintas que enfatizam um cada uma delas um aspecto importante abordado nos estudos da Administração.
- Ênfase nas tarefas: conhecida como Taylorismo ou Administração Científica, baseia-se na aplicação do método científico na administração. Ela faz parte da escola clássica da administração e possui ênfase nas tarefas, buscando a racionalização do trabalho no nível operacional, visando garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos por meio do estudo de tempos e movimentos.
- Ênfase na estrutura: criada por Max Weber, a Teoria da Burocracia possui fundamentos na racionalidade visando a análise de maneira formal e impessoal. Essa teoria possui grande ênfase na eficiência e eficácia, apresentando relações mais autoritárias e normativas.
- Ênfase nas pessoas: a Teoria das Relações Humanas trata-se de um conjunto de teorias administrativas que ganhou força a partir do momento em que o homem passou a ser visto como um ser social dentro da organização e não apenas como um objeto para geração de valor. Definida por três características principais, que são: o ser humano não possui comportamento mecânico, o homem é guiado pelo sistema social e possui necessidades (segurança, afeto, aprovação, etc).
- Ênfase na tecnologia: conhecida como Nova Administração, é a teoria que valoriza a capacidade de adaptação do homem às rápidas mudanças e fluidez da informação. Esta aplicação pode ser observada na adoção de tecnologias como big data para tomada de decisões inteligentes.
- Ênfase no ambiente: a Teoria Estruturalista visa observar a organização, tanto no seu aspecto formal quanto no informal, dando foco ao ambiente e como a organização interage e aprende com ele. Neste contexto também entra a Teoria Contingencial que apresenta ênfase no ambiente e posteriormente também na tecnologia. Ela defende que cada organização moldará seu próprio modelo de administração de acordo com suas necessidades operacionais e seus recursos.
- Ênfase na competitividade: diante dos avanços tecnológicos e a concorrência global (globalização) a Teoria da Administração passou por diversas mudanças e adaptações. As organizações foram evoluindo com a implementação de novos recursos, novos modelos de produção, conceitos de qualidade total, sistemas de programação, novas filosofias e também da própria cultura administrativa.
Na medida em que a ciência da administração encara novos problemas e situações, suas teorias precisam adaptar suas abordagens a fim de mantê-las úteis e aplicáveis no mercado. Portanto, podemos afirmar que as teorias da administração continuaram se ampliando e expandindo, como um fenômeno global, de forma a englobar diversos aspectos do mundo corporativo.
...