As Teorias da Administração
Por: julianagois • 2/11/2021 • Dissertação • 406 Palavras (2 Páginas) • 192 Visualizações
Igor Haniery Scheffler
Juliana Alexandre Gois
Teorias da Administração
Administração Científica – Também conhecida como “Taylorismo”, por ter sido popularizada por Fredrick Winslow Taylor no início do Século XX, ela busca melhorar a eficiência de cada indivíduo dentro da organização, aumentando a produção através do uso de tecnologia. Assim, os seres humanos são considerados apenas auxiliares das máquinas durante as tarefas rotineiras.
Teoria Clássica - foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade. Tendo como princípios a divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, unidade de comando, unidade de direção, disciplina, prevalência dos interesses gerais, remuneração, centralização, hierarquia, ordem, equidade, estabilidade dos funcionários, espirito de equipe e iniciativa.
Teoria das Relações Humanas - é uma corrente administrativa que enfatiza as pessoas, a organização informal e os agentes existentes na organização, opondo-se às Terias Clássica e Burocrática que focavam com grande propriedade as funções e a estrutura organizacional. Com base nos aspectos emocionais e não-racionais do comportamento das pessoas. A importância do conteúdo dos cargos e tarefas para as pessoas, eram realizadas trocas de posição para evitar a monotonia, mesmo que provocassem queda na produtividade aumentavam o moral do grupo.
Teoria da Burocracia – criada por Max Weber possui como objetivo o estudo das organizações, a sua estrutura e o seu desenvolvimento histórico-social, e possui também como principal vantagem a utilização da racionalidade como instrumento para o alcance da eficiência nas organizações, tendo como característica a previsibilidade do funcionamento empresarial, garantindo a rapidez, homogeneidade, a redução dos atritos, discriminações no gerenciamento, sendo por isso vital na rotina administrativa.
Teoria Neoclássica - Baseada na prática da administração; reafirmação relativa das proposições clássicas; ênfase nos princípios gerais de gestão; ênfase nos objetivos e resultados. Eram voltados para a experiência prática da atividade. Para eles, o importante era ver como a administração funcionaria na prática, pois só assim seria possível ter atitudes que fizessem algum sentido para as práticas administrativas, idealizada por Peter Drucker.
Teoria de Sistema – baseava se em uma análise da natureza dos sistemas e da interrelação entre eles em diferentes espaços, assim como a interrelação de suas partes. Ela ainda analisa as leis fundamentais dos sistemas. Um sistema, ou seja, uma união de várias partes, é formado de componentes ou elementos.
Tendo como princípio básico o expansionismo, pensamento sintético, e teleologia.
...