As Teorias da Administração
Por: lolinhasilva • 26/2/2023 • Dissertação • 361 Palavras (2 Páginas) • 92 Visualizações
Visando o aumento da produtividade e a melhoria da empresa, muitos estudiosos marcaram o nome com estudos que nos beneficiam nos dias de hoje, dando um amplo sentido para a administração.
Tudo começou quando Taylor decidiu realizar um estudo visando aumentar a produtividade da fabrica por meio de novos métidos. Foi um estudo minucioso e com vários testes, o qual ficou conhecido como o famoso "Taylorismo". Alguns métodos aplicados foram a padronização de ferramentas para um determinado serviço, tempo determinado para a execução de trabalho e a supervisão de um superior sob a tarefa realizada pelos operários, obedecendo uma hierarquia nos setores da fábrica. Tudo isso contribuiu para o aumento da produtividade naquela época, pois os operários eram premiados conforme a quantidade de produção, ou seja, quando mais produzia, mais dinheiro ganhava.
Henry Ford, ao saber dos estudos que estavam sendo realizados por Taylor, decidiu aplicar em sua fábrica de automóveis e percebeu os grandes resultados com os novos procedimentos aplicados. Também contribuindo com os estudos, Ford implementou a ideia da produção em série: produção em grande quantidade de um determinado produto padronizado.
Representando a Teoria Cássica, Henry Fayol apresentou suas ideias complementando os estudos anteriores. Visando organizar a estrutura organizacional, Fayol tinha o foco em dividir os cargos e as tarefas realizadas na empresa, oferecendo a ideia de treinamentos para as funções e padronização dos trabalhos realizados, bem como a disciplina sobre a hierarquina ditada, determinando um chefe à quem o operador devia responder às ordens. Fayol acrediava também que quanto mais bem remunerado, mais satisfeito o funcionário ficaria, porém estando de acordo com os limites que a empresa poderia oferecer.
Tirando o foco da organização das atividades dentro da empresa, a Teoria das Relações Humanas enfatizava a humanização e democratização do colaborador dentro da empresa. Esse estudo e ideia foi dado por Enton Mayo, o qual garantia que o ambiente de trabalho era fundamental para a motivação do trabalhador. Ele tinha a ideia de que deveria-se investir mais nas pessoas, pois elas influenciam diretamente na qualidade da produção e execução do serviço designado. Pagar um bom slaário apenas não motivava as pessoas tanto quando uma aprovação para sentirem-se úteis.
...