As Teorias da Administração
Por: alineapcornelio • 21/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.239 Palavras (9 Páginas) • 143 Visualizações
[pic 1]
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINAS:
Direito e Legislação
Processos Administrativos
Tecnologia de Gestão
ALINE APARECIDA DOS REIS CORNÉLIO: 9372323682
MÁRCIA CÂNDIDA FERREIRA SILVARA: 9904005712
MÁRCIA PACHECO DA MOTA: 8362796991
DESAFIO PROFISSIONAL
Tutor: Gilmar
SUMÁRIO
1) Introdução......................................................................................................03
2) Pontos fortes e pontos fracos do Hotel.......................................................04
2.1) Proposta para os setores administrativos e operacionais.......................05
2.2) Propostas de melhorias para o Hotel..........................................................05
3) Tecnologias de gestão a serem adotadas .....................................................06
4) Projeto Crescer..................................................................................................08
5) Referência Bibliográfica...................................................................................10
1 ) INTRODUÇÃO
O hotel Boa Vida está situado em uma pequena cidade no litoral brasileiro. Está entre os maiores hotéis existente na região. O hotel é usado não só para hospedagem, mas também como turismo de negócio. Conforme (Marcos Conceituais M-TUR):
Turismo de Negócios & Eventos compreende o conjunto de atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social.
Segundo o volume editado pelo Ministério do Turismo:
O turista de negócios e eventos, doméstico e internacional, apresenta algumas características comuns:
- escolaridade superior
- poder aquisitivo elevado
- exige praticidade, comodidades, atendimento e equipamentos de qualidade
- representa organizações e empresas
- realiza gastos elevados em comparação a outros segmentos
- permanência média de quatro dias (doméstico) e de oito dias (internacional).
Apesar de estar bem localizado e estruturado, o Hotel Boa Vida vem passando por sérias dificuldades, nos últimos tempos. É insatisfação dos clientes, desmotivação dos funcionários, dentre outras.
Há um tempo o hotel contratou um novo gerente, o Sr. José Antônio da Silva que se propôs a mudar a realidade do local. Ele sabe que terá bastante dificuldade, mas não pretende desanimar facilmente, pois esperou muito tempo por esta oportunidade e agora chegou a hora de botar em prática toda experiência adquirida ao longo dos anos e também através de sua graduação e cursos preparatórios.
José Antônio já começou a projetar as novas mudanças que irá fazer, sabe que encontrará resistência tanto por parte da chefia imediata, quanto por parte dos subordinados, pois mudanças sempre encontram resistências, porém não pretende desanimar com os obstáculos, já que ele gosta e aceita todos os tipos de desafios.
Na busca por ferramentas e técnicas administrativas que auxiliem no gerenciamento do Hotel Boa Vida, o seu grande desafio é criar um planejamento estratégico eficaz para manter a competitividade do hotel no mercado desde as necessidades básicas, como o relacionamento com os colaboradores.
Seu maior desafio será incentivar os funcionários a prestarem um serviço de qualidade, já que a insatisfação é geral. Todos reclamam da forma como são tratados, tanto pelos clientes, quanto pela chefia, reclamam também das más condições de trabalho e da falta de incentivo do hotel. Por isso os clientes acabaram avaliando o serviço do hotel como de péssima qualidade, pois o funcionário insatisfeito não presta bons serviços e o que faz a diferença nestes casos é o tratamento dispensado ao cliente, e como todos sabe, cliente bem atendido é cliente fiel e também o maior responsável pela divulgação do lugar, porque a recomendação faz toda a diferença na hora em que alguém está planejando uma viagem.
2) PONTOS FORTE E FRACO DO HOTEL
Devido às dificuldades enfrentadas pelo Hotel Boa Vida, o mesmo não consegue fortalece-se no mercado competitivo .Para reverter essa situação a analise S W O T é a ferramenta empresarial mais indicada para diagnosticar a situação da empresa, pois estuda a situação interna e externa da empresa identificando os fatores que influenciam o funcionamento e adaptação da empresa, antecipando as mudanças e fortalecendo a competitividade assim teremos informações úteis para elaborar o planejamento estratégico.
Neste período em que está trabalhando no hotel, José Antônio detectou algumas fraquezas que precisam ser trabalhadas, assim como, os pontos fortes do hotel que precisam ser melhores aproveitados.
Abaixo a análise SWOT com os pontos fortes e fracos do hotel:
FORÇAS | FRAQUEZAS |
|
|
OPORTUNIDADES | AMEAÇAS |
;
|
|
Após a análise SWOT do Hotel e verificados todos os seus pontos fortes e
Fracos, José Antônio chegou à conclusão que as ideias que ele tinha em mente poderiam dar certo, desde que fossem bem planejadas e aceitas tanto pelosclientes, quanto pelos funcionários.
...