As características da organização do trabalho em diferentes épocas
Por: Fernanda Luzetti • 1/6/2017 • Trabalho acadêmico • 280 Palavras (2 Páginas) • 226 Visualizações
Na época da cooperação simples os artesões eram concentrados em uma oficina sob o comando de um mesmo capitalista, isso levou a um aumento na intensidade do trabalho, concentração das matérias primas e das ferramentas, há a presença da força de emulação e a perda do poder de decisão do trabalhador sobre o local de desempenho de suas atividades.
As características da organização do trabalho na época da “manufatura” é a separação das operações necessárias para a produção de um determinado produto e a atribuição de tais tarefas parceladas a trabalhadores diferentes, culminando para o surgimento de uma nova categoria de trabalhador: o gerente. Pontos positivos: economia de tempo na elaboração dos produtos, maior facilidade de aprendizagem do trabalho a ser realizado. Pontos negativos: O trabalhador perde o controle sobre o processo produtivo, o trabalhador perde parcialmente a sua qualificação profissional e, com isso, perde poder em frente aos capitalistas, o trabalhador trabalha sob o interesse do capitalista. Devido a maior facilidade de aprendizagem da tarefa, o trabalhador passa a ser facilmente substituído por outros.
As características da organização do trabalho na época em que ocorreu a introdução da maquinaria é a organização do processo produtivo sem necessitar levar em conta a qualificação da mão de obra, organizando a produção conforme a racionalidade técnica. Pontos positivos: Administração mais objetiva da produção econômica, ritmo mais acelerado do trabalho, reduzindo a porosidade do processo produtivo, não exigência de qualificação profissional excepcional, mudança da força de trabalho para máquina. Pontos negativos: Desapropriação do conhecimento técnico adquirido pelo trabalhador, ampliação do domínio do capital sob o trabalho, redução da autonomia do trabalhador diante do processo, permanente ameaça de demissão e desemprego, condições de trabalho mais degradantes.
...