As cinco funções administrativas criadas por Henri Fayol
Trabalho acadêmico: As cinco funções administrativas criadas por Henri Fayol. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hugoescritorio • 24/9/2013 • Trabalho acadêmico • 1.416 Palavras (6 Páginas) • 2.633 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
2 DESENVOLVIMENTO 3
2.1 Funções Administrativas 4
2.1.1 Patrimonio 4
2.1.1.1 Capital Social 5
2.1.1.1.1 Análise de Mercado 5
2.1.1.1.1.1Demanda, Oferta e Equilibrio de Mercado 6
2.1.1.1.1.1.1Estruturas de Mercado 6
2.1.1.1.1.1.1.1Contabilidade Social e Responsabilidade Social 7
4 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
O contexto empresarial é influenciado por varias forças como; consumo, comportamento dos consumidores entre outras, que tornam o processo de tomada de decisão bastante amplo. Este texto foi desenvolvido com o intuito de auxiliar os empreendedores e mostrar os diversos fundamentos que os negocios vão passar, o que são esses processos e como ele poderão influenciar em uma organização ou empresa.
Serão abortados conceitos fundamentais, que são bases para se começar a implantar um determinado tipo de empresa. Esses conceitos auxiliam os empreendedores a elaborarem um plano estrategico que visará a satisfação dos consumidores dos fornecedores do mercado e uma satisfação ao proprio empreendedor no intuito de obter lucro. Serão abordados também os diferentes meios e padrões para que o empreendedor possa seguir e assim obter sucesso no seu final.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS.
As funçõs administrativas foram criadas por Henri Fayol. Ele nasceu em 1841 e morreu em 1925. Formando em engenharia, Fayol passou toda sua vida profissional como diretor da companhia mineradora commentry-fourchambeou-Decazeville. Segundo Fayol uma empresa deve ser ministrada dos cargos mais altos para os mais baixos, ou seja ele pensava na empresa de cima para baixo. Tinha a organização como base com a finalidade de alcançar a eficiencia e a eficaz no processo administrativo. Ele dividiu as funções administrativas em planejamento, organização, coordenação, comando e controle. Esses cinco elementos estão presentes até o dia de hoje no processo administrativo.
As cinco funções administrativas criadas por Henri Fayol foram atribuidas aos administradores dentro da estrutura organizacional, seguinto os seguintes conceitos:
1. Prever e planejar – (visualizar o futuro e traçar o programa de ação).
2. Organizar – (constituir o duplo organismo material e social da empresa).
3. Comandar (dirigir e orientar a organização).
4. Controlar (verificar se as normas e regras estabelecidas estão sendo seguidas).
Seguindo todos esses conceitos, será possivel conduzir a administração eficaz das atividades das organizações. Com base nessas ações foi possivel que Fayol recuperasse uma problematica mineradora e tê-la transformado em um dos negocios mais bem sucedidos da França. É tambem perfeitamente observavel a aplicação da teoria de Fayol sobre as funções administrativas na administração conteporania, porem em cada caso, deve conter adaptações de acordo com o ambiente e o segmento que a organização esteja contida.
2.1.1 PATRIMONIO.
O patrimonio como objeto cientifico da contabilidade, foi proposto pelos seguidores das corrente cientifica do patrimonialismo e do neopatrimonalismo. O patrimonio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de um empresa.
Os bens podem se definidos como tudo aquilo capz de ser avaliado economicamente e de satisfazer as necessidades de uma entidade, sejam estas pessoas juridicas ou fisicas. Os bens podem ser materias ou imaterias.
Os direitos são os valores a serem recebidos de terceiros por vendas a prazo ou valores de propriedades da empresa que se encontram em posse de terceiros como: emprestimos a empregados, emprestimos a diretores, duplicatas a receber, titulos a receber, aplicações financeiras, investimentos no banco, dinheiro no banco, dentre outras.
Obrigações são dividas assumidas pela entidades e que deverão ser pagas no futuro. São representadas em valores liquidos e certos a serem desembolsados como: duplicatas a pagar, impostos a recolher e etc.
2.1.1.1 CAPITAL SOCIAL.
O capital é o bem em dinheiro ou especie que produz outros bens e especies ou seja, dentro de qualquer empresa é o dinheiro que porduz dinheiro.
O capital social é o fundo em dinheiro, em bens ou em trabalho e industria, para garantir os fins previstos pela sociedade. O capital é constituido pelas contribuições individuais dos socios. Diferentemente do capital de terceiros que é o dinheiro de outras empresas que é aplicado junto a outra empresa no intuito de gerar mais dinheiro.
2.1.1.1.1 ANÁLISE DE MERCADO
Ao implantar uma empresa, é necessario que antes seja feito um estudo do mercado, o conhecimento desses elemento é fundamental no instante em que estão a ser estabelecidos os objetivos estrategicos e seus planos operacionais e estrategicos para os seguir, devera ser analisado a situação da oferta e da demanda, visando determinar o preço de mercado e a quantidade a ser negociada de um determinado produto; devera ser analisado a interação da oferta e de demanda, visando tambem por partes das empresas de livre mercado, dos consumidores, da maximação da satifação e do lucro.
Uma boa analise de mercado proporcionara para empresas oportunidades que possa aproveitar como tambem ameaças que se deva evitar ou reverter a seu favor.
No mercado existe um espaço em que as decisões dos compradores (consumidores) podem afetar sensivelmente as decisões dos vendedores(produtores) e virse e versa. Com base nisso podemos afirmar que o estudo amplo da analise de mercado antes de se instalar uma empresa influenciara profudamente no andamento da mesma.
2.1.1.1.1.1 DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO.
A demanda de mercado é definida pela quantidade de determinado bem ou serviço, que os consumidores desejam adquirir num determinado periodo.
Para o consumidor quando o preço de um determinado produto
...