Atividade Colaborativa- Tecnologias de Gestão
Por: marciake • 7/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.246 Palavras (9 Páginas) • 436 Visualizações
Faculdade Anhanguera
Disciplina: Tecnologias de Gestão
Marcia Oliver- RA: 7898008766
ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO
- 2014 -
INTRODUÇÃO
Nosso trabalho mostrará qual o papel do gestor em uma organização, e falará do gestor da rede de supermercado Pão de Açúcar Abílio Diniz, como ele administra a rede e como ele age como administrador.
Será falado sobre os 5 sensos, para que servem e como podem melhorar no dia a dia, tanto profissional como pessoal. Será demonstrado em fotos a execução de 5 S e como o 5 S melhorou e deixou o ambiente melhor para o trabalho.
Falaremos também sobre o benchmarking e o open book managment quais são suas características e como eles influenciam na organização.
Sobre a Tecnologia de gestão horizontal, será mostrado como ele é eficaz e como ele age positivamente dentro das organizações, pois através dessa gestão os funcionários têm mais autonomia e mais responsabilidade sobre suas atividades. A reengenharia como ela age dentro das organizações, e como auxilia nos processos, e as melhorias que ocorrem através da reengenharia. E o Empowerment como pode obter mais comprometimento e participação dos funcionários.
Será falado também sobre o conhecimento pessoal e como o mesmo pode ser convertido para conhecimento organizacional.
A ferramenta SIG como ela se relaciona com a tecnologia de gestão horizontal, pois ambas trabalham com o conhecimento e informação.
DESENVOLVIMENTO
Abílio Diniz teve uma visão de negócio e abriu mão de seus estudos para investir nesse negocio. Ele buscou conhecimento e voltou a estudar para ter mais informação e aprimorar seus conhecimentos para o seu negócio, pois ele tinha em mente em ser o melhor, ser sempre melhor que seus concorrentes.
Ao ter a oportunidade de ampliar o supermercado, ele juntamente com seus companheiros estudou e verificou as possibilidades que tinham e utilizou o marketing como ferramenta para mostrar a nova estrutura do supermercado.
Após um tempo ruim foi feito um plano de reestruturação buscando o foco do negócio, e reestruturou também sua equipe, onde ele buscou manter as pessoas que tinham o interesse e a vontade de crescer com ele.
Abílio sempre buscou ser o melhor e não o maior, sempre atrás da melhoria contínua, com as atitudes que ele teve ele se mostrou um ótimo gestor, pois ele teve a visão do negócio, arriscou, buscou conhecimento, tinha foco, atitudes que condizem ao perfil de um gestor que sempre busca o sucesso.
Pois o gestor é o administrador da organização, ele tem que ter criatividade, saber acabar com os desperdícios, ter a visão ampla dos negócios tanto internamente como externamente. O Gestor deve buscar inovação a todo instante e estar preparado para as mudanças, pois seu papel é assumir cada vez mais responsabilidades. O gestor pode ser também um consultor onde ele busca somente solucionar problemas que há na empresa, mas como o gestor, o consultor também deve estar bem informado e atualizado.
5S serve para manter o local de trabalho mais agradável, acessível e útil, melhorando na agilidade do processo e segurança do funcionário.
O Seiri é o senso que separamos o útil do que não é mais necessário, no nosso trabalho pegamos uma caixa de ferramentas que não havia local determinado e as ferramentas estavam todas em uma caixa, onde é difícil encontrar a ferramenta que será utilizada, e na condição atual tem risco de acidente. Foram separadas as ferramentas e descartadas as ferramentas e outros itens que não que não serviam mais.
O Seiton é feita a arrumação, as ferramentas foram organizadas de forma segura, limpa e de fácil acesso, foi identificado um painel e foi feito suportes para segurar as ferramentas, onde as ferramentas serão visualmente encontradas, ao retirar a ferramenta do local, será possível saber qual está faltando, assim tendo mais controle sobre a utilização das mesmas.
O Seisoh é o senso de limpeza, onde é retirado toda a sujeira que sobrou ao executar os sensos anteriores
O Seiktsu é o senso da saúde e higiene, pois o local estando limpo e organizado é possível manter o local limpo e conseqüentemente gera um lugar agradável e propício a todos que trabalham lá manter a saúde e a higiene.
E por último o Shitsuke que é o senso da autodisciplina, que onde todos os sensos anteriores tem que virar rotina, sendo assim manter um ambiente agradável, acessível, eficiente e saudável.
Abaixo imagens do 5S feito em uma bancada com ferramentas.
Com o 5S, conseguimos diminuir o tempo no processo, pois as ferramentas estão identificadas e acessíveis, caso a ferramenta não esteja no local dá para identificar visualmente.
Ganhamos espaço, pois a bancada foi inutilizada e retirada do local, e as peças agora utilizam um espaço vertical (fixadas na parede).
As dificuldades para implantar o novo método de guardar as ferramentas, é necessário que o seiktsuke seja conscientizado, pois os funcionários precisam ter a disciplina de utilizar as ferramentas e deixá-las no local correto.
O benchmarking não é fazer uma cópia do líder de mercado e sim utiliza de observação das praticas da empresa, e a partir daí buscar fazer melhorias, ter novas idéias e buscar novos aprendizados. Para conseguir fazer o benchmarking é necessário conhecer bem seu mercado e o objetivo da empresa, buscando informações seguras e confiáveis.
O Open Book Management com essa gestão é necessário que haja transparência confiança e transparência, os funcionários devem estar envolvidos de forma que se sintam dono do negócio, é uma ferramenta que faz com que aumente o comprometimento e a responsabilidade dos funcionários.
Reengenharia
Criada em 1993 por Hammer e Champy, esta tecnologia tem o ato de recriação da empresa em repensar e inovar todos os procedimentos e produtos e assim torná-los mais eficientes e rentáveis. O principal foco de ammir é a
...