Atividade Curricular de Extensão Universitária
Por: Tiago Alves Furtado • 8/6/2023 • Trabalho acadêmico • 889 Palavras (4 Páginas) • 1.423 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Prezado aluno,
Segue orientação para desenvolvimento da Atividade Curricular de Extensão Universitária I.
1. Encontre o local para fazer seu projeto;
2. Desenvolva uma atividade (programa, projeto, curso de extensão, evento ou prestação de serviço) com a comunidade externa para colocar em prática o conhecimento científico adquirido;
3. Elabore um relatório com introdução, objetivos, descrição, resultados e conclusão para postagem na disciplina
FORMULÁRIO DE ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO - AEC
[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]
ORGANIZAÇÃO ONDE REALIZOU:
[pic 11][pic 12][pic 13]
[pic 14]
[pic 15]
[pic 16] [pic 17][pic 18]
ASSINATURA DO ACADÊMICO ASSINATURA E CARIMBO DO RESPONSÁVEL PELA
INSTITUIÇÃO DE REALIZAÇÃO DO PROJETO
[pic 19][pic 20]
DESCRIÇÃO
Introdução de cursos de capacitação para os docentes da Escola de Ensino Fundamental Sula Leite, como também para demais servidores da mesma. Os cursos poderão ser divididos em: área de informática que tenha incluído nos seus conteúdos programáticos: Noções Básicas de Informática, TICs na Educação, Cibercultura, Redes Sociais na Educação, Dispositivos Móveis, Software Livres e Reas.
TICs são as chamadas tecnologias da informação e comunicação, que representa todos os meios de comunicação que utiliza a informação por meios de computadores, hardware, rede, telemóveis e outras formas tecnológicas de transmissão de conhecimento através da informática. Ou seja, é grupo de recursos tecnológicos que interligados entre si possibilitar a comunicação, a informação, a pesquisa científica e a construção de conhecimentos.
Ressaltar que a Cibercultura vem tendo um crescimento muito grande ao longo dos anos, ela é definida como uma cultura surgida com as tecnologias digitais, produzindo costumes sociais associados a formas de comunicação pela a internet, pelas comunidades on-line, jogos de multi-usuários, jogos sociais, mídias sociais, e outras. Cada vez mais as redes sociais como: Orkut, Facebook, Twitter, MySpace e outros, são utilizados diariamente pelas as pessoas, na Educação se forem manuseados corretamente eles passam de meros mecanismos de comunicação para serem ferramentas muitos útil no processo de ensino e aprendizagem. Possibilitando o desenvolvimento de varias atividades educativas, como: criação de canais de comunicações; criação de comunidades escolares para estudo, plataformas de estudos; fóruns de discussões e debates e etc., ou seja, podem ser ferramentas de diálogos e troca de informações. Os Softwares Livrem possibilita a liberdade de uso para os usuários dando a eles autonomia para executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software. São muitos utilizados na educação, através dos Softwares Reas - Recursos Educacionais Abertos que são mecanismos de aprendizado e pesquisa de suporte e mídia abertos ao público, como os ambientes virtuais de aprendizagem dando, por exemplo, o Moodle e também em jogos educacionais. Dispositivos Móveis são os celulares, notebook, leptop, netbook e outros, através de seus dispositivos podem seu ser de muita utilidade para área educacional para a realização de muitas tarefas como pesquisas; acesso ambiente virtuais; estudos de livros e materiais que do lugar de ser impresso podem ser baixado e visualizado neles, cálculos matemáticos e etc.
...