Estudo de Caso Comportamento Organizacional
Por: Lutepreta • 17/6/2021 • Trabalho acadêmico • 510 Palavras (3 Páginas) • 624 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL E EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA
Campus Brasília Ciências Sociais, Negócios e Direito Curso de Especialização Em Gestão Pública – Governança E Políticas Públicas
Docente: Mariana Carolina Barbosa Rêgo
Matéria: Comportamento Organizacional
Discente: Mirian Luci Bispo Freitas
Questões a serem debatidas e respondidas por escrito:
- Relacione o comportamento da Andrea com os construtos sofrimento, estresse e bem-estar no trabalho.
Com a promoção de Andrea, as exigências do trabalho aumentaram, a equipe começou a procurar mais por ela e a exigir posicionamentos da gestora, mas a própria gestora não estava compreendendo quais eram as suas atribuições, o que dificultou foi à falta de experiência, demonstrando dificuldades diante dos seus subordinados. Esse comportamento de Andrea está relacionado ao sofrimento, ela não está sendo produtiva, causando estresse com a falta de um bom relacionamento, gerando resultados negativos, consequentemente essas atitudes afetaram os costumes e condutas que caracterizaram na organização da equipe. Não oferecendo um ambiente adequado de trabalho, Andrea não dava bons exemplos e automaticamente se refletia no bem-estar do clima organizacional.
- Com base nas informações apresentadas, quais são as fontes de estresse presentes nesse ambiente organizacional?
Com base nas informações, as fontes de estresse presentes no ambiente foram à dificuldade para lidar com as exigências do ambiente corporativo, envolvendo demandas excessivas, os prazos apertados, sobrecarga de tarefas, as dificuldades com a rotina na empresa e a tensão nas relações com colegas e superiores, jornada longa de trabalho, problemas de relacionamento, cobranças inadequadas ou em demasia são algumas das fontes encontradas nesse ambiente organizacional.
- Que impactos o comportamento de Andrea causou e pode causar na sua equipe? E no contexto organizacional? Desenvolvam e justifiquem.
Por ter seus valores mal definidos, objetivos organizacionais confusos, liderança mal administrada. O comportamento de Andrea, causou conflitos entre a sua equipe, ansiedade, esgotamento, depressão, exaustão emocional, colegas insatisfeitos com o seu trabalho, a desqualificação e falta de cooperação, para com aqueles que se dedicaram a prestarem um bom trabalho.
- Nesse caso, o que a equipe poderia fazer para reestabelecer o bem-estar no trabalho?
Primeiramente, é preciso que seja solicitado recursos e equipamentos necessários para exercer bem a sua equipe. Podemos iniciar oferecendo um bom ambiente de trabalho, estimular a realização de atividades físicas, cuidar do clima organizacional, adotar a flexibilidade, dar bons exemplos. Isso irá proporcionar o indivíduo um ambiente jovem, criativo e dinâmico.
- O que poderia ser feito para solucionar a situação (nos níveis individual, de grupo e
organizacional)?
Os profissionais que encontram dificuldades para trabalharem em equipe dentro de uma determinada empresa podem gerar situações conflituosas e para solucionar essas situações nos níveis individual seria mapear e diagnosticar, assim quando algo que não esteja se encaminhando muito bem aos indivíduos, de maneira afetiva, faria uma intervenção, promovendo saúde. Sendo necessário a identificação dos fatores ambientais e organizacionais, podendo contribuir para a solução dessa situação.
...