Estudo de Caso Comportamento Organizacional General Eletric
Por: Iago Vitor • 13/10/2016 • Resenha • 323 Palavras (2 Páginas) • 898 Visualizações
FTC
Faculdade de Tecnologia e Ciências
Curso: Sistemas de Informação
Disciplina: Comportamento Organizacional
Docente: Rose Cordeiro da Silva Barbosa
Discente: Iago Vitor Lima Silva
Estudo de caso
O sucesso de uma empresa depende de muitos fatores que vai desde a conta de luz até a postura do proprietário ou equipe de gerência. O seguinte estudo de caso tem o objetivo de analisar a cultura organizacional da empresa General Eletric e as causas do grande crescimento da empresa com a ajuda dos métodos de Jack Welch.
Primeiramente temos alguns pontos que Jack Welch apontou como fatores negativos para empresa, tomando como referência o mercado naquele momento e visando a longo prazo. São esses: Burocracia, por ser uma empresa com muito controle dos processos, que traz atraso e estresse. Arrogância, pela qualidade e sucesso de muitos anos, que leva a falta de mudança e evolução dos serviços. Individualização, pela falta de troca de informações já que se trata de um conjunto de empresas, causando falta de troca de experiências.
A finalidade de Jack Welch seria manter a empresa forte e densa, porém também adaptativa e flexível já que o mundo está em constante mudança e o mercado muda junto. Segundo Jack, a GE precisava sair da zona de conforto, valorizar as ideias, prestar serviços agregados ao que produz, incentivar a cooperação entre pessoas e ser a melhor, no pior dos casos, a segunda melhor do mercado. A empresa investiu nos Work-Out combatendo a burocracia e a hierarquização, fazendo reuniões com chefes e funcionários para discutir melhorias e problemas.
A GE conseguiu através dos métodos de Welch, crescer o valor de 13 bilhões para uma centena de bilhões. Podemos destacar que o comportamento organizacional de uma empresa é um dos mais importantes fatores, se não o mais importante.
...