Atividade I Realizada com Sucesso!!!!
Por: ROGERIOCAIXA3201 • 7/10/2015 • Monografia • 1.111 Palavras (5 Páginas) • 242 Visualizações
[pic 1]
Apresentação inicial do encontro (Aproximadamente 10 min)
2. OBJETIVOS:
- Despertar para a ideia de identidade;
- Valorizar a sua vida e trajetória;
- Superar o medo do novo;
- Reconhecer suas qualidades e limitações como constituintes de sua personalidade;
- Respeitar as diferentes histórias de vidas;
- Compreender a relação entre o senso crítico e o poder de transformação.
3. CRONOGRAMA DE TRABALHO.
1º momento: (Aproximadamente 20 min)
Dinâmica: Você tira o chapéu?
2º momento: (Aproximadamente 25 min)
Declamação do poema: Morte e vida Severina (João Cabral de Melo Neto, primeira parte).
Vídeo: Vida Maria.
3º momento: (Aproximadamente 30 min)
Discussão e relação do vídeo com o poema Morte e Vida Severina de João Cabral de Melo Neto.
4º momento: (Aproximadamente 30 min)
Dinâmica: Desafiando o medo.
5º momento: (Aproximadamente 40 min.)
Questionamento: como enxergamos a questão do emprego e desemprego (estabilidade, salário, emprego/desemprego do outro)?
Quais caminhos seguir nos desencontros da vida? – Vídeo: Life House.
Tempestade de ideias.
6º momento: (Aproximadamente 20 min.)
Dinâmica: revelando a identidade.
Slide: Drogas: outros olhares, outras percepções.
Tópicos do conhecimento:
- Autonomia;
- Saber;
- Conscientização;
- Vida pessoal e social: quais caminhos?
FORMAS DE MEDIAÇÃO
1º Momento (19h00min às 19h20min):
No primeiro momento será realizada a acolhida (música ambiente), na qual será desenvolvida a dinâmica: você tira o chapéu? Esta procederá da seguinte maneira: os alunos serão chamados, um por vez receberá um chapéu que contém um espelho fixado, serão questionados se conhecem a celebridade que está no chapéu, ao olharem se depararão com sua imagem no espelho e responderão se tiram o chapéu para a pessoa que estão vendo ou não, em seguida será solicitado que descrevam sobre a identidade da pessoa, porém o nome não poderá ser revelado. Quando todos tiverem participado dirão junto o nome da pessoa que descreveram e em seguida o que sentiram ao falar de si próprios. Esta dinâmica servirá como ponto de partida para o reconhecimento da personalidade que eles descrevem de si.
2º Momento (19h20min às 19h30min)
No segundo momento será declamado o poema Morte e vida Severina (primeira parte), de João Cabral de Melo Neto.
Os alunos assistirão ao vídeo: Vida Maria.
3º Momento (19h30min às 19h50min)
Neste momento será feita uma explanação rápida sobre a estrutura de um poema para que os alunos sintam-se familiarizados com o estilo poético, em seguida serão instigados a refletir o poema Morte e vida Severina, interpretando e fazendo suas considerações acerca do que entenderam. Logo após, serão feitos questionamentos com o intuito de que os educandos avancem na concepção de identidade e sintam-se a vontade para fazer relações entre o poema e suas vidas. Num segundo momento os educandos serão motivados a discutir o vídeo, fazendo analogias à sua vida e relacionando-o com o poema Morte e vida Severina, de João Cabral de Melo Neto. Para tal, os alunos desenvolverão um trabalho em grupo sendo a turma dividida em dois grupos: GV (grupo de verbalização) e GO (grupo de observação), inicialmente o GV fará suas considerações acerca do tema e possíveis questionamentos e/ou levantará inquietações, enquanto isso o GO observa, em seguida o processo será invertido, passando o GO a ser GV para que assim todos participem.
4º Momento (19h50min às 20h10min):
Faremos esse momento ao som de música ambiente ao tempo em que será desenvolvida a dinâmica: desafiando o medo, que procederá da seguinte maneira: será mostrada aos alunos uma caixa preta contendo uma interrogação na tampa, e será feita uma explanação do que possivelmente contém na caixa. Para tal, os alunos deverão ser convencidos de que ali existem perguntas muito difíceis, as quais envolvem conhecimentos gerais e específicos das disciplinas que estudam. Depois da explanação os alunos formarão um círculo e ao som de uma música passarão de mão em mão a caixa, quando a música parar o aluno que estiver com a caixa dirá se tem coragem de responder as perguntas ou se prefere passar a vez. Assim, a caixa passará de mão em mão testando os medos de cada um. O aluno que resolver responder tirará um papel com a pergunta e segurará até que todos tenham escolhido a opção de responder ou não as perguntas, quando todos passarem pelo teste, aqueles que escolheram responder irão abrir o papel e ler em voz alta a pergunta (todas as perguntas estarão relacionadas à opinião pessoal dos educandos acerca do poema trabalhado no momento anterior e sua trajetória de vida). Por fim, os educandos saberão que existe um fundo falso na caixa e que nele contém uma caixa de bombom. Esta dinâmica possibilitará ao professor conhecer o perfil dos alunos ao tempo em que faz uma reflexão sobre a importância de superar os medos na busca de novos conhecimentos, como também retomar o conteúdo anterior de maneira a envolver a subjetividade de cada um.
...