Atividades Práticas Supervisionadas Gestão de Projetos
Por: L.carlos • 30/11/2016 • Trabalho acadêmico • 789 Palavras (4 Páginas) • 332 Visualizações
Atividades Práticas Supervisionadas
Gestão de Projetos
Aula tema: A natureza de um projeto; Estruturas de Administração de Projetos; Desenvolvimento do conceito e análise do ambiente.
Relatório 1
Pelo que entendemos, projetos são realizados desde a construção das Pirâmides, mas a teoria acerca do assunto é relativamente nova e no mundo corporativo é algo emergente.
Hoje com a globalização as empresas precisam inovar em seus produtos e serviços para estar competitiva no mercado, que se atualiza e muda a todo instante.
Quando pensamos em mudanças, é necessário pensar e programar de forma organizada como elas devem ocorrer, e projeto torna-se o instrumento formalizado para tal.
O projeto é um empreendimento único, que terá inicio e fim definido, recursos limitados, será conduzido por pessoas e busca atingir metas e objetivos específicos.
Existe a necessidade de considerar o projeto como uma ciência, pois é um trabalho organizado que precisa entender a necessidade critica de múltiplos departamentos e profissionais (Sisk 1998).
Como figura central do desenvolvimento de projetos, está o gerente, gestor. Nota-se que essa é uma profissão nova, por ser a matéria ainda emergente.
O gestor deve estar à frente do projeto desde o inicio, ter apoio da administração e ter habilidades gerenciais como, liderança, comunicação, negociação, influência.
Veja que o bom gerenciamento promove a redução de custos, novos produtos, aumento do tempo de vida do produto, vendas, clientes. O cargo ganha destaque, pois se houver sucesso, trará inovação.
Acerca do assunto, existe o Project Managemente Institute – (PMI), que é a maior instituição internacional dedicada a disseminação do conhecimento e ao aprimoramento das atividades de gestão profissional de projetos atualmente.
É uma associação sem fins lucrativos, que procura divulgar a gestão de projetos no mundo, promovendo conhecimento para ajudar os profissionais e organizações.
Em 1996 publicaram o “A guide to the Project Management Body of Knowledge” (PMBOK Guide), que identifica e descreve as principais áreas de conhecimento de gerenciamento, que são: Gerenciamento de Integração do Projeto, Gerenciamento do Escopo do Projeto, Gerenciamento da Qualidade do Projeto, Gerencialmente do Tempo do Projeto, Gerenciamento de Recursos Humanos do Projeto, Gerenciamento de Comunicação do Projeto, Gerenciamento do Risco do Projeto e Gerenciamento de Contratação do Projeto.
A não execução de processos de uma área afeta negativamente o projeto, que é um esforço conjunto.
O Gerenciamento do Escopo do Projeto descreve o processo para assegurar que somente seja executado o trabalho requerido para completar com sucesso o projeto. Composto pelos processos: iniciação, planejamento do escopo, detalhamento do escopo, verificação do escopo e controle do escopo.
O Gerenciamento do Tempo do Projeto verifica os processos para assegurar que o projeto termine no tempo determinado. Tem como processos: definição das atividades, desenvolvimento e controle do cronograma.
O Gerenciamento do Custo do Projeto descreve os processos para que o projeto finalize dentro do orçamento aprovado. Tem como processos: planejamento dos recursos, estimativa de custos, orçamento de custos e controle de custos.
O Gerenciamento da Qualidade do Projeto descreve os processos que garantam que as necessidades que deram origem ao projeto seja satisfeitas. Tem como processos: planejamento da qualidadade, garantia da qualidade e controle da qualidade.
O Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projeto descreve os processos para proporcionar a melhor utilização das pessoas no projeto. Composta pelos processos: planejamento organizacional, montagem e desenvolvimento da equipe.
...