Atps-ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS a Centro
Por: sildivi • 18/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.291 Palavras (10 Páginas) • 299 Visualizações
Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
TÍTULO: ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS a Centro
RELATÓRIOPARCIAL
TAUBATÉ /SP
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO________________________________________________________________03
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ______________________________________________04
2.1. Gestão de Desempenho______________________________________________________04
2.2. Treinamento e desenvolvimento___ ____________________________________________04
2.3. Administração de cargos, salários e benefícios_____________________________________05
2.4. Gestão do Conhecimento_____________________________________________________07
2.5. Educação Corporativa________________________________________________________07
3. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS____________________________________09
3.1. Análise e interpretação dos dados (treinamento e desenvolvimento)____________________09
3.2. Análise e interpretação dos dados (Gestão de Desempenho)__________________________10
3.3. Análise e interpretação dos dados (Administração de Cargos, Salários e Benefícios)________11
3.4. Analise e interpretação de dados (Educação corporativa)_____________________________11
3.5. Análise e interpretação dos dados (Gestão de Conhecimentos)_________________________12
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS____________________________________________________ 13
BIBLIOGRAFIA_________________________________________________________________14
1. INTRODUÇÃO
O trabalho apresentado a seguir tem como objeto o estudo de uma empresa da área de saúde, a Clínica de Exames Cardiológicos (Centro Cardiológico Vida), que passa a ser afetada pelas transformações nas formas de gestão e também de concorrência do mundo globalizado atual.
O desafio deste trabalho foi identificar e relatar a importância da implantação de uma política e gestão de Recursos Humanos bem planejada e estruturada, visando investir no treinamento e desenvolvimento de pessoas proporcionando assim, vantagens para a organização, que passa então a contar com colaboradores devidamente qualificados e capacitados.
Outra questão de grande importância é o Planejamento Estratégico, pois este persiste na busca pela qualidade e produtividade, indo de encontro a competitividade do mercado. Os colaboradores passam então a ser considerados como novos empreendedores do conhecimento, passando a ter iniciativas pessoais em busca de melhor capacitação e crescimento pessoal dentro da organização.
A área de recursos humanos visa atualmente à valorização de pessoas, deste modo, há uma grande necessidade de saber como selecionar, treinar e desenvolver grandes líderes, incentivando e reconhecendo o desempenho de cada colaborador. Segundo Sovienski e Stigar (2004) o desenvolvimento de habilidades e competências são importantes, tanto para o gestor como para o colaborador, pois envolvem elementos da personalidade das pessoa aplicados à sua práxis profissional. Representa então um processo de integração entre as características individuais e as qualidades requeridas para missões profissionais específicas.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Nesta parte do trabalho iremos aboradar temas importantes para administração de Recursos Humanos, ferramentas e métodos desenvolvidos visando o sucesso da organização e seus colaboradores para acompanhar o desenvolvimento do mercado através do conhecimento, gerando motivação e plano de carreiras dentro da empresa.
2.1. Gestão de Desempenho
Segundo Gramigna (2007) uma competência é o “repertório de comportamentos que algumas pessoas ou organizações dominam melhor que as outras, os que a tornam eficazes e competitivas em determinadas situações”, a gestão por competências como também é conhecida é muito utilizada, pois aumenta a produtividade e satisfação de seus colaboradores, onde todos trabalham em busca do melhor resultado, pois identifica pontos fracos e fortes, afim da melhora. Através da Gestão por competências, é possível mostrar ao colaborador o que a empresa deseja, quais são as estratégias da organização para que juntos, busquem o resultado esperado. Todo este estudo é feito através de comportamentos, atitudes e habilidades de cada setor e de cada colaborador. Onde seu comportamento mostra o perfil, as habilidades mostram seus conhecimentos e as atitudes como ele se comporta em seus atos dentro da empresa.
2.2. Treinamento e Desenvolvimento
Para Chiavenato (2004), é difícil separar o comportamento das pessoas aos das organizações, visto que as pessoas são na realidade o principal ativo das organizações, podendo assim aumentar ou reduzir as suas forças e fraquezas. Dessa forma o treinamento, pode agregar mais valor ao processo de desenvolvimento dessas pessoas, tornando-as mais capazes e elevando seu grau de motivação.
É evidente que as organizações perceberam que a força interior das pessoas é fundamental para o funcionamento do sistema com o qual a empresa trabalha, e também são responsáveis por torná-las racionais, inteligentes e inovadoras perante as decisões que são tomadas. Ricieri (2009) relata que as pessoas não eram valorizadas, mas atualmente essas são reconhecidas como colaboradores, parceiras, e também como importante diferencial competitivo, sendo capaz de impulsionar uma organização ao sucesso quando são motivadas.
As organizações bem-sucedidas nos dias atuais investem em programas de treinamento, pois estas sabem que o capital humano é essencial para o sucesso
...