Atps de gestão de pessoas
Por: Lynne Reis • 21/5/2017 • Projeto de pesquisa • 2.681 Palavras (11 Páginas) • 179 Visualizações
[pic 1] Universidade Anhanguera – UNIDERP
Polo Salvador/BA
Curso: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Disciplina: Direito Empresarial
Professor – Prof. Dante Bonetti de Freitas
Professor – Tutor: Carol Lobo
Acadêmicos:
Cristina Aline Reis-RA 396746
Ester Ferreira-RA 392081
Isa Carla Santos Ribeiro-RA 393289
Jacira da Silva Santos-RA 390321
Márcia Gomes Daltro – RA 397727
“Produção de um Plano de Ação.”
Salvador/BA
2013
Mediante todas essas transformações, como fica o papel do Gestor dentro da organização? Frente a tantas mudanças, a tarefa mais difícil para um Gestor é a de lidar com seus colaboradores.
Trabalho de elaboração de um Relatório do
Curso de Tecnologia de gestão de Recursos
Humanos da Faculdade Anhanguera- UNIDERP,
Como atividade avaliativa da disciplina
Gestão de Pessoas.
PROF. Dante Bonetti de Freitas
Salvador/BA
2013
INTRODUÇÃO
Dentro da área de Gestão de Recursos Humanos o tema mais abordado é a gerencia que ocorre em torno das pessoas que compõe uma organização.
Por este motivo, este trabalho se torna um passo importante para compreendemos o conceito de Gestão de Pessoas dentro da área de RH.
De acordo com Fisher e Fleury (1998), a definição de Gestão de Pessoas é o “Conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho”.
Introdução à moderna Gestão de Pessoas
Definição Gestão de pessoas e as Mudanças organizacionais
O Contexto de gestão é representado por pessoas e organizações. Se de um lado temos as organizações que precisam das pessoas pra resultados, do outro termos as pessoas que precisam das organizações para alcançar seus objetivos. Da junção temos a moderna gestão de pessoas. Observa-se, no entanto, que isso depende de várias questões, tais como: a cultura da organização, o ramo da atividade, e outros. Na Atualidade, todos os processos produtivos se baseiam na parceria, onde cada parte contribuirá com seus recursos. Por exemplo, os empregados podem ser vistos como parte produtiva.
Nas Organizações as pessoas são vistas como geradores de conhecimento, e como parceiros, entretanto as pessoas passaram a ser vistos como seres humanos com histórico, não apenas como geradora de lucros, sendo partes inteligentes para gerir conhecimento, incentivados a se dedicarem, a terem responsabilidade e com a organização faz parte da reciprocidade, onde todos ganham.
Os Recursos Humanos contribuem para eficácia das organizações, conhecendo seu ramo de negócio, ajudando a cumprir suas metas, proporcionando Competitividade a organização, valorizando as habilidades de seus colaboradores, incentivando-os a terem compromisso e respeito com a organização e de forma contrária, dando a seus colaboradores em troca.
As Mudanças não devem ser impostas mais trabalhadas, levando em consideração o mercado, o produto, o ambiente da organização, e o comprometimento.
O Processo de Gestão de Pessoas
As Atividades: Descrição e Analise de cargos, Planejamento de RH, Recrutamento, Seleção, Orientação, Remuneração, Relações Sindicais, Segurança, Saúde, etc.
Na ARH: Tem as políticas e práticas necessárias para se administrar o trabalho das pessoas, ou seja, agregar pessoas, recompensar as pessoas – salários, prêmios, benefícios e serviços sociais, dar suporte para que as pessoas se sintam bem dentro da organização.
Esses Processos são dependentes um do outro em prática de organização, onde se juntam forças para se chegar ao resultado esperando por todos: pessoas e organizações funcionando como uma equipe, o conhecimento e os potenciais humanos será a grande estratégia. As Empresas que estão se adequando à gestão de pessoas em todos os sentidos, onde os colaboradores, fornecedores, clientes e funcionários são vistos como parceiros, com chance de se manterem no mercado, e alcançarem metas e objetivos.
Relatório - Paralelo entre o filme Tempos Moderno e A Moderna Gestão de Pessoas
O filme de Charles Chaplin – Tempos Modernos – retrata uma época inversamente paralela aos padrões de gestão de pessoas da atualidade. Chaplin mais que demonstra a situação do empregado daquela época em seu filme, ele revela com minuciosos detalhes a brutal junção do homem e a máquina nos anos 30. As organizações daquele período não tinham foco nas pessoas e sim nas tarefas, os empregados realizavam uma longa jornada de trabalho diária sem benefícios e uma remuneração não condizente ao serviço prestado, desproporcionando assim o bem-estar e a qualidade de vida dos empregados. Assim, a Administração de Pessoal (como ficou conhecida nos anos 30) tinha a função básica de recrutar e selecionar as pessoas, sem levar em conta a orientação, treinamento e a pós-seleção para a inserção na instituição.
Hoje em dia a situação é diferente, as organizações focam nas pessoas. Elas capacitam e desenvolvem seus colaboradores para assim utilizar suas habilidades e proficiências em um mundo de mudanças e desafios, pois com as massas de atualizações e informações nos tempos atuais as instituições tendem a tornarem-se mais flexíveis, e para isso necessitam de pessoas com habilidades no que fazem, além da criatividade e comprometimento com a instituição.
Assim pode-se imaginar que nos anos 30 não havia uma área de Recursos Humanos bem estruturados e alinhados como as de nossa atualidade. Hoje as preocupações são maiores e o foco no bem-estar de seu colaborador é maior, sem contar as jornadas de trabalho que são menores e com maiores benefícios que antes não existiam. As políticas que são estabelecidas quando se tratam das pessoas, na maioria dos casos, as instituições tentam envolver seus colaboradores para que tal política seja realmente aplicada e, consequentemente, benéfica a elas.
...