Atps gestão de pessoas
Por: Jessicapiffer • 25/5/2015 • Trabalho acadêmico • 9.348 Palavras (38 Páginas) • 225 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE LIMEIRA
Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos – 2° e 3° Série
Atividade Prática Supervisionada- ATPS Etapas 1, 2, 3 e 4.
Prof. José Lazarini
Limeira
2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho Atividades Praticas Supervisionadas tem por objetivo mostrar claramente todos os processos que envolvem a Gestão de Pessoas. Detalhar e explicar cada processo de forma independente, sendo assim, a Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas. Todos os processos que envolvem a Gestão de Pessoas, favorecer a aprendizagem, promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo, desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado. Pois a Gestão de Pessoas compreende tecnologias associadas aos instrumentos, técnicas e estratégias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizações. Abrange ações de planejamento, avaliação e gerenciamento de pessoas e processos, também vamos aprender quais as melhores empresas para se trabalharem, quais são os benefícios, se os funcionários estão satisfeitos com seu salário e os benefícios que a empresa oferece, com a segurança e higiene do trabalho, se estão satisfeitos com a forma que é tratada dentro dá empresa pelo empregador e pelos amigos de trabalho, com possíveis projetos que a empresa poderá desenvolver para trocar experiências nos resultados sendo assim superar todos os objetivos e metas na empresa e sobre as ações que devem ser tomadas para que a empresa seja um ambiente tranquilo e confiável para os colaboradores. Portanto essa atividade foi essencial para o nosso ensino e desenvolvimento profissional, ela nos mostra varias dicas para podermos usar no nosso dia a dia.
ETAPA 1
Aula-Tema: Os Novos desafios da Gestão de Pessoas. Agregando Pessoas
Passo 1
- Realizar Fichamento que retratam a importância das pessoas dentro das organizações e também como uma gestão estratégica contribui com o sucesso empresarial.
Fichamento:
OBRA/ARTIGO/ENSAIO EM FICHAMENTO:
Gestão Estratégica de Pessoas – Uma Ferramenta Poderosa.
Os Parceiros da Organização.
A Gestão de Pessoas como Parceira Principal para o Sucesso Organizacional.
Palavras chave: Organização, Parceiros, Líderes e Gestão de Pessoas.
Redação do texto/ Resumo:
- Os Parceiros da Organização:
As organizações funcionam dentro de um conjunto de interesses com elementos do seu ambiente específico e geral. Na realidade, cada organização forma uma intensa rede de relacionamentos com outras organizações e instituições para poder funcionar satisfatoriamente.
Existem vários públicos, pessoas, parceiros e grupos nas organizações que são afetados de alguma forma pelo comportamento de uma organização.
Exemplo:
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]
As organizações, para poderem funcionar dependem de seus parceiros, que podem estar dentro ou fora do ambiente de trabalho. Os fornecedores contribuem com matérias-primas, serviços, tecnologias, edifícios alugados, bens alugados etc. Os investidores e acionistas contribuem com capital, créditos e fluxos de fundos que possibilitam a aquisição de outros recursos. Cada um dos parceiros da organização contribui com alguma coisa na expectativa de obter um retorno. A Gestão de Pessoas como Parceira Principal para o Sucesso Organizacional. Necessitamos resgatar o papel do ser humano nas organizações deixando para trás a ideia de que o mesmo seja um simples recurso, com isso a mudança ocorrida nas organizações, a partir do momento em que o talento humano e suas capacidades produtivas ganharam um novo reconhecimento do principal fator competitivo no mundo global. A gestão de pessoas hoje tem como papel relacionar os interesses individuais com o dos funcionários, visando sempre o alcance da produtividade. Portanto, a gestão de pessoas não é realizada por todas as organizações, existem aquelas que estão dominadas pela Era Industrial, considerando seus funcionários como recursos ou até produtos, mas as empresas que estabelecem um planejamento estratégico e tem visão de mercado sabem valorizar seus funcionários, colocando a arte de gerir pessoas em prática.
Tendo em vista à melhoria desse processo de mudanças, novas características da Gestão de Pessoas é a participação, a capacitação, o envolvimento e o desenvolvimento do bem mais precioso de uma organização que é o Capital Humano. Percebemos que a base fundamental do crescimento organizacional está no valor do potencial humano, na criatividade, na força do trabalho, na interação entre equipe e colaborador, no compromisso e na inovação. As organizações que bem-sucedidas estão entendendo que apenas podem crescer e manter-se no cenário competitivo se forem capazes de aperfeiçoar o retorno sobre os investimentos de todos os parceiros. Como vimos acima, até aqui através de uma comparação de comparativos apenas retrata a velocidade da evolução mundial, e para permanecermos vivos e ativos nesse mercado de atuação competitiva, é preciso adquirir habilidades, atitudes, conhecimentos e experiências que nos permite responder as dificuldades, desafios dessa nova realidade que vivenciamos. O trabalho humano nas organizações tem ganhado uma merecida atenção independente da atividade a que se dedica. A possibilidade de acertar o rumo atual que muitos talentos buscam, é o crescimento e o desenvolvimento da sua própria carreira, o que de uma forma ou de outra envolve todas as pessoas, e por fim, observar as mudanças ocorridas nos comportamentos e atitudes diante disso. Com a modernização e a reestruturação da gestão de pessoas deixaram de ser uma opção e passaram a ser uma questão crítica no alcance da qualidade nos serviços. A rapidez nas decisões, a valorização do capital humano, participação e desenvolvimento no trabalho, são importantes na atualidade, só é possível com a racionalização das atividades e com a visão diferenciada das organizações para sua própria dinâmica. Entende-se, assim, que o sucesso organizacional depende, e muito, do investimento nas pessoas, com a identificação, aproveitamento e desenvolvimento do capital intelectual. Gestão Estratégica de Pessoas – Uma Ferramenta Poderosa. O objetivo desse trabalho é uma maneira de gerir pessoas, liderar um processo de educação corporativa, valorizar e comprometer-se constantemente com o aprimoramento dá aprendizagem, com metas e resultados frequentemente reformulados.
...