Avaliação Intermediária Métodos Quantitativos
Por: paulareginaalves • 25/10/2020 • Trabalho acadêmico • 3.726 Palavras (15 Páginas) • 115 Visualizações
Avaliação intermediária
Métodos Quantitativos
1.Estime uma regressão simples com variável dependente (Y) igual ao valor das ações das empresas da amostra e variável independente (X) o lucro por ação. Interprete os principais resultados.
Dados gerais:
Y= variável dependente
X= variável independente
α =Intercepto de regressão/ponto de origem
β =Coeficiente angular/inclinação/coeficiente de regressão
E= Erro
R2 = Coeficiente de determinação
Equação da regressão linear simples: Y= α + β .X +E
Valor-p=é o nível de significância observado
H0: hipótese nula que será́ aceita ou rejeitada.
H1: hipótese alternativa, que será́ automaticamente aceita caso H0 seja rejeitada.
Dados do exercício:
Equação da regressão: Y= 10,3147 + 12,9233 .X
α =10,3147
β = 12,9233
Valor-p = Zero
Nível de significância :5%
X=Lucro por ação (variável explicativa)
Y=Valor da ação (variável explicada)
R2=43,49%
Nº de observações= 2350
Interpretando a estimação
Y= 10,3147 + 12,9233 .X
Hipóteses do Teste de significância
Ho : β = 0
H1 : β ≠ 0
O intercepto de regressão é o ponto de intersecção da reta com a ordenada (eixo Y). Equivale ao valor de Y quando X=0.No modelo o α =10,31, isso quer dizer que caso o LPA seja zero o valor da ação será igual a 10,31. Quanto maior o valor do LPA maior será o valor da ação.
Para testar significância, existem as alternativas do intervalo confiança e do valor-p.
Como o valor-p é menor que o nível de significância de 5 % pode-se se dizer que o modelo é estatisticamente significativo, o que não significa estatisticamente ser importante, mas não provável de ocorrer apenas ao acaso. Não é fruto de erro amostral, logo corresponde a uma estimativa de qualidade do parâmetro populacional.
O intervalo com 95% de confiança desse teste é:limite inferior de 12,3272 e limite superior de β de 13,51. Como a Ho (zero) está fora do intervalo de confiança rejeita-se a hipótese nula de que o coeficiente angular está nesse intervalo.
Neste modelo, rejeita-se a Ho de que β = 0. Em outras palavras aceita a H1 de que o coeficiente angular é diferente de zero, pois a equação da regressão mostra o contrário, que o valor de β é 12,92.
O coeficiente β indica em termos absolutos o peso que a variável explicativa X tem como preditora de Y. Como β é positivo, devido a equação da regressão e sendo β o coeficiente que influencia a variável LPA (X), para cada aumento no valor do LPA maior será o valor da ação. Isso quer dizer que cada incremento de uma unidade no lucro por ação(X) provoca um aumento de 12,92 no valor da ação(Y).
Nº de observações=2350.Considera-se N-1 observação devido ao Grau de liberdade
Em relação ao coeficiente de determinação de 43,49%, isso quer dizer que 43% da variação do LPA poderá ser explicado pela variação do valor da ação. Por ser um valor significativo, pode-se dizer que o modelo é adequado. O modelo linear de regressão em função do lucro por ação explica 43,49% da tendência da variação do valor da ação. Os outros 57% são outros fatores.
A correlação positiva de 0.66 mostra que as variáveis valor da ação (Y) e lucro por ação (X) são diretamente proporcionais.
2. Estime uma regressão simples com variável dependente (Y) igual ao valor das ações das empresas da amostra e variável independente (X) o EBITDA por ação. Interprete os principais resultados
Dados do exercício:
Equação da regressão: Y= -4,8336 + 10,2581 X
α = -4,8336
β = 10,2581
Valor-p = zero
Nível de significância :5%
X= Ebitda (variável explicativa)
Y= valor da ação (variável explicada)
R2= 78,69%
Nº de observações= 2350
Interpretando a estimação
Y= -4,8336 + 10,2581 X
Hipóteses do Teste de significância
Ho : β = 0
H1 : β ≠ 0
O intercepto de regressão é o ponto de intersecção da reta com a ordenada (eixo Y). Equivale ao valor de Y quando X=0.No modelo, o α =- 4,8336, isso quer dizer que caso o Ebitda seja zero o valor da ação será igual a – 4,8336. Não faz sentido ter valor de ação negativo, então não faz sentido ter um intercepto negativo. Nesse caso podemos considerar estatisticamente que o intercepto seja igual a zero.
Para testar significância, existem as alternativas do intervalo confiança e do valor-p. Como o valor-p é menor que o nível de significância de 5 % pode-se se dizer que o modelo é estatisticamente significativo, o que não significa estatisticamente ser importante, mas não provável de ocorrer apenas ao acaso. Não é fruto de erro amostral, logo corresponde a uma estimativa de qualidade do parâmetro populacional.
O intervalo com 95% de confiança desse teste é:limite inferior de 10,04 e limite superior de β de 10,47. Como a Ho (zero) está fora do intervalo de confiança rejeita-se a hipótese nula de que o coeficiente angular está nesse intervalo.
Neste modelo, rejeita-se a Ho de que β = 0. Em outras palavras aceita a H1 de que o coeficiente angular é diferente de zero, pois a equação da regressão mostra o contrário, que o valor de β é 10,2581.
O coeficiente β indica em termos absolutos o peso que a variável explicativa X tem como preditora de Y. Como β é positivo, devido a equação da regressão e sendo β o coeficiente que influencia a variável Ebitda (X), para cada aumento no valor do Ebitda maior será o valor da ação. Isso quer dizer que cada incremento de uma unidade no Ebitda (X) provoca um aumento de 10,25 no valor da ação(Y).
...