Avaliação do Desempenho das Empresas. Porquê, O Quê e o Como
Por: OProenca • 21/3/2021 • Trabalho acadêmico • 499 Palavras (2 Páginas) • 197 Visualizações
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
TÓPICOS ESPECIAIS EM DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
Prof. Dr. Thiago Coelho Soares; Prof. Dr. Sandro Vieira Soares
Doutorando: Odair Telles de Proença
Florianópolis, 16 de março de 2021.
Neely, Andy. Avaliação do Desempenho das Empresas. Porquê, o quê e o como. Córdova PT. Editora Caminho. 2002
Resumo do capítulo 3-Porquê avaliar?
3-Porquê avaliar?
Conforme cita o autor, as razões para que os gestores avaliem o desempenho é uma necessidade de transparência e inegabilidade dos números, que servem para comprovar o comportamento da empresa e proporcionar uma base equitativa diante de imposições.
O autor defende que ainda que existam uma multiplicidade de razões para a utilização da avaliação de desempenho, todas poderão ser resumidas em apenas 4 grupos: Controlar posições – CP1, Comunicar Posições – CP2, Confirmar Prioridades – CP3 e Compelir Progressos – CP4.
CP1 – Controlar posições
Permite aos gestores identificar e acompanhar o progresso de empresa no seu caminho para a excelência, sabendo-se a atual posição e planejando onde se quer chegar. Para tanto é necessário:
- Definir posições, o autor cita como exemplo o desempenho de crescimento de transporte da FedEX no período entre 1990 a 2015, cita também os 12 indicadores de qualidade da empresa;
- Comparar posições, fazer benchmarking utilizando-se de ferramentas e métodos. Um exemplo citado é o Lean Enterprise Projects. Cita-se como exemplo a pesquisa realizada pela Fortune em 1997 que apontou as dez empresas mais admiradas, para tanto utilizou-se 9 atributos de reputação: Qualidade de gestão, qualidade de produtos e serviços, capacidade de inovação, valor de investimento, saúde financeira, capacidade de atrair, desenvolver e manter pessoas talentosas, responsabilidade corporativa, resultados totais e utilização de ativos. Outro exemplo é o realizado pelas investigações de Nick Oliver em empresas industriais de componentes automobilísticos com o objetivo de identificar os porquês de algumas fábricas serem mais produtivas e possuírem maior qualidade;
- Avaliar para supervisionar progressos, servem para definir posições e supervisionar progressos. Cita-se como exemplo as pautas comuns nas escolas do Reino Unido, com esse exemplo evidencia-se as razoes das avaliações para as organizações.
CP2 Comunicar posições
Avaliações como meio de comunicar o desempenho. Comunicar as posições nos cenários interno e externo da organização. O autor cita como exemplo a comunicação feita através de gráficos e publicados para o público interno e externo da rede ferroviária do Reino Unido em 1990, explicitava a quase total pontualidade dos comboios.
Avaliações por imposições, serve para informar entidades reguladoras.
CP3 Confirmar prioridades
Através do espaço objetivo do que falta para a meta, as avaliações realizadas servem também para gerenciar as prioridades, a partir da ciência de onde se encontra, para onde tem-se que ir é possível identificar desvios e priorizar as ações necessárias. Exemplo: Ford 1996.
...