Ações preventivas e o processo de gestão em Saúde e Segurança do trabalho
Por: evaniaduarte • 4/6/2015 • Artigo • 783 Palavras (4 Páginas) • 456 Visualizações
Resumo crítico
Se vamos tratar de causas de acidentes então vamos primeiro esclarecer como eles são classificados; Quanto às causas, os acidentes de trabalho são classificados como ‘ato inseguro’ ou ‘condição insegura’ de acordo com a NBR 14280 da ABNT. Ato inseguro é todo ato consciente ou não, que pode provocar um dano ao trabalhador presente, aos seus colegas de trabalho ou as maquinas. Está diretamente relacionado com o erro humano. Exemplo: Brincadeiras, anarquia, brigas, ou correria no local de trabalho.
Já condições inseguras são aquelas presentes no ambiente de trabalho, porém de pura responsabilidade da empresa, que coloca em risco o trabalhador em âmbitos físicos ou mentais. Exemplos: Uma empresa que não oferece EPI’S aos seus funcionários em uma construção. |
Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde diz que 70% dos acidentes de trabalho, são causados pelo estresse. O trabalhador deve saber o que está fazendo e não se expor a situações não apropriadas por preguiça ou qualquer outro que seja o motivo.A falta de atenção pode fazer com que o funcionário tome atitudes negligentes. Devido ao estresse emocional ou da própria personalidade da pessoa, a falta de atenção é comprometedora à segurança. Um estudo realizado pelo Instituto de Ensino e Cultura aponta que cerca de 75% dos acidentes de trabalho na Construção Civil de São Paulo, são causados por falta de atenção.
Enfim, devido ao cotidiano corrido do funcionário, seja por trabalho, estudos, família e por aí vai, ele pode acabar com fadiga e sono incontrolável. Se por um lado parecer preguiça do funcionário por estar sempre cansado, por outro pode ser sério e necessária a ajuda médica. Alguém que tenta fazer mais que o corpo pode suportar por melhor funcionário que seja, pode causar riscos a empresa.
A seguir temos uma lista das 10 maiores causas do acidente no trabalho:
Fadiga, Estresse, Cansaço, Esforço, excessivo, Técnica inapropriada, Contato direto com materiais perigosos, Descuido, Movimentos repetitivos, Violência no local de trabalho e Colisões
Já o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) especifica procedimentos e condutas a serem adotadas pelas empresas para não por em risco a vida dos funcionários no ambiente de trabalho.Tem como objetivo prevenir, detectar antes o perigo, monitorar e controlar os possíveis danos à saúde do trabalhador.Alguns exemplos de como contribuir para evitar esses acidentes são: Limpeza e organização dos locais de trabalho,Sistema de exaustão colocado em um ambiente de trabalho onde há poluição, Isolamento ou afastamento de máquina muito ruidosa,Colocação de aterramento elétrico nas máquinas e equipamentos, Proteção nas escadas através de corrimão, rodapé e pastilha antiderrapante, Instalação de avisos, alarmes e sensores nas máquinas, nos equipamentos e elevadores,saída de emergência, dicas de prevenção de acidentes e doenças no trabalho limpeza ou substituição de filtros e tubulações de ar-condicionado,entre outros.
...