BENCHMARKING EM TRANSPORTES URBANOS.
Por: Denise Cavalcanti • 4/3/2017 • Trabalho acadêmico • 2.331 Palavras (10 Páginas) • 259 Visualizações
FACULDADE PADRE ANCHIETA DE VÁRZEA PAULISTA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
BEATRIZ BARRETO
DENER SOUZA
DENISE CAVALCANTI
LILIANE SANTANA
BENCHMARKING EM TRANSPORTES URBANOS.
VÁRZEA PAULISTA
2013
FACULDADE PADRE ANCHIETA DE VÁRZEA PAULISTA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
BEATRIZ BARRETO
DENER SOUZA
DENISE CAVALCANTI
LILIANE SANTANA
BENCHMARKING EM TRANSPORTES URBANOS.
Projeto de Benchmarking apresentado para obtenção de nota da Disciplina Administração Contemporânea, ministrada pela Professora Janaina Firmino.
VÁRZEA PAULISTA
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.........................................................................................................4
- TRANSPORTE URBANO DE VÁRZEA PAULISTA x TRANSPORTE URBANO DE JUNDIAÍ.......................................................................................................5
- CONSTITUIÇÃO DA EQUIPE..........................................................................5
- O TRANSPORTE PÚBLICO DE VÁRZEA PAULISTA (ALVO DO BENCHMARKING).................................................................................................5
- BOAS PRÁTICAS UTILIZADAS NO TRANSPORTE PÚBLICO DE
JUNDIAÍ...........................................................................................................5
- COLETA DE DADOS.......................................................................................5
2. MELHORIAS E OPORTUNIDADES NOS TRANSPORTES
URBANOS.......................................................................................................5
- OPORTUNIDADES NO TRANSPORTE URBANO DE VÁRZEA
PAULISTA.......................................................................................................5
- MODO ATUAL DO TRANSPORTE.................................................................6
- MELHORIAS REALIZADAS NO TRANSPORTE URBANO DE
JUNDIAÍ..........................................................................................................7
- MODO DE TRANSPORTE DE JUNDIAÍ........................................................8
3. ANALISE DAS LACUNAS E OPORTUNIDADES ENCONTRADAS................................................................................................10
- LACUNAS NA ADMINISTRAÇÃO E BUSCA DOS DIREITOS.....................10
- CAUSAS DAS OPORTUNIDADES...............................................................10
- CAUSA DAS DIFERENÇAS..........................................................................10
- PLANO DE AÇÃO..........................................................................................12
4. CONCLUSÃO..................................................................................................14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................15
INTRODUÇÃO
Nesta pesquisas iremos abordar um pouco sobre benchmarking, e a utilização dessa ferramenta nos meios de transportes públicos de Várzea Paulista, com o objetivo de inovações e mudanças dos mesmos. Este tema foi escolhido, pois como a maioria da população, os integrantes do grupo também utilizam o transporte publico, e buscamos algumas respostas e soluções para a maior comodidade de todos. Identificamos alguns processos e boas práticas utilizadas no transporte público de Jundiaí para que assim possamos compará-los e propor processos semelhantes para o sucesso do transporte público de Várzea Paulista.
Vários indicadores de problemas no transporte público de Várzea Paulista foram identificados, e buscamos compará-los com o transporte público de Jundiaí, para identificar as melhores práticas que podemos utilizar para a melhoria, conforto e segurança dos passageiros dos transportes públicos de Várzea Paulista.
Muitas oportunidades foram identificadas, como por exemplo, a comodidade e segurança dos utilizadores do transporte público. A proposta de utilização de terminais de baldeações, comodidade na espera e projetos, beneficiará todos os utilizadores do transporte. Aumentará a busca por comércios e poderá aumentar o pólo industrial da cidade, fazendo com que a economia interna se desenvolva melhor.
Utilizamos como base metodológica a pesquisa através de sites relacionados às empresas envolvidas, atendimento via telefone e via e-mail diretamente com os Secretários de Transporte das cidades mencionadas. Onde coletamos dados, organizamos, realizamos comparações e identificamos melhores práticas a ser implantadas, utilizamos fotos, gráfico e imagens para melhores visualizações.
Após a coleta dos dados, começamos a estruturar o trabalho. No primeiro capitulo identificamos o processo que seria alvo do benchmarking, a constituição da equipe, as melhores práticas utilizadas por empresas lideres e o método de coleta de dados utilizados. No segundo parágrafo será exposto à diferença entre os sistemas de transporte público de Várzea Paulista versos o transporte público de Jundiaí.
No terceiro capitulo abordamos as lacunas nos processos, a causa dessas oportunidades e porque há diferenças nos processos. Propomos algumas mudanças e utilização de ferramentas para melhoria continua. O PDCA foi escolhido para facilitar todo o planejamento, planos de ação e implantações dos projetos, para obtenção de melhores resultados e a satisfação de todos os utilizadores.
1. TRANSPORTE URBANO DE VÁRZEA PAULISTA x TRANSPORTE URBANO DE JUNDIAÍ.
- CONSTITUIÇÃO DA EQUIPE.
A equipe é constituída por quatro pessoas, após algumas alternativas de temas, chegamos à conclusão de que o tema sobre transporte público seria viável, pois realmente necessita de algumas mudanças.
- O TRANSPORTE PÚBLICO DE VÁRZEA PAULISTA (ALVO DO BENCHMARKING).
O serviço de transporte público de Várzea Paulista necessita de mudanças. Em horários com maior fluxo de pessoas, há muito tempo na espera do transporte e os locais são totalmente impróprios, sem nenhum tipo de condição e suporte para todos os que o utilizam. Pessoas que necessitam se locomover de um bairro para o outro não podem contar com a comodidade de terminais de baldeações.
...