Braskem e Capital
Por: Leternel Ortomolecular • 21/11/2015 • Trabalho acadêmico • 426 Palavras (2 Páginas) • 219 Visualizações
A partir da integração das empresas Copene, OPP, Trikem, Proppet, Nitrocarbono e Polialden, nasce a Braskem (2002), que já inicia as atividades como petroquímica líder na América Latina, com 13 unidades industriais, escritórios e bases operacionais no Brasil, Estados Unidos e Argentina.
Neste mesmo ano (2002), a empresa divulga seu Compromisso Público (com as premissas de seu desenvolvimento sustentável, gestão responsável e transparência de ações) e tem suas ações listadas nas Bolsas de Valores de São Paulo (Bovespa) e Nova York (Nyse).
Em 2007 o polietileno verde, produto exclusivo da Braskem, é lançado. Fabricado a partir de fonte renovável, o etanol da cana-de-açúcar, ele passa a ser conhecido como “plástico verde”. Neste mesmo ano, a empresa adquire os ativos químicos e petroquímicos do Grupo Ipiranga, um importante movimento de mercado que deflagrou a consolidação do setor petroquímico brasileiro.
Em parceria com a Petrobras, a Braskem inaugura sua unidade em Paulínia. Produtora de polipropileno, a fábrica é o primeiro projeto “greenfield” da empresa. O ano (2008) reservou ainda outro momento de grande expressividade: a criação do primeiro troféu de plástico do GP Brasil de Fórmula 1, produzido com o polietileno verde da Braskem e desenhado pelo consagrado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.
Em um importante movimento de mercado, a Braskem conclui negociação para aquisição da Quattor (2010). Esta compra transformou e consolidou o setor petroquímico brasileiro, agregando competitividade à Braskem em um cenário de desafios globais. Dando início ao seu processo de internacionalização e adquire os ativos de polipropileno da Sunoco Chemicals, nos Estados Unidos, tornando-se uma das maiores produtoras de resinas naquele país. Neste mesmo ano, a Braskem lança o selo “I’m green” TM para ser aplicado em produtos que levam em sua composição o plástico verde da Braskem.
2012 – Em sua primeira década de vida, a Braskem chega a 36 unidades industriais e mais de 7600 integrantes. O sucesso é reconhecido pela Aberjr (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), que elege a Braskem como a Empresa do Ano em sua premiação anual.
No ano de 2013, a Braskem passa a integrar a 1ª carteira do índice Dow Jones de Sustentabilidade para países emergentes e passa a investir na robótica para pesquisas na área de biotecnologia.
A Braskem é eleita pela revista americana Fast Company como uma das 50 empresas mais inovadoras do mundo (2014).
Suas estratégias de pesquisas e inovações no cenário da sustentabilidade, tecnologia e robótica. Consolidou a Braskem no mercado internacional e a Braskem anuncia a construção de uma nova fábrica de resinas da marca UTEC® nos EUA, além de um projeto para produzir polietileno de ultra-alto peso molecular no mesmo país.
...