CAPITAL INTELECTUAL COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA EMPRESARIAL
Por: Kati Silene Pereira Santiago Bandeira • 23/11/2017 • Artigo • 3.608 Palavras (15 Páginas) • 327 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA- UNIPAMPA
Curso: Administração
Disciplina: Tópicos especiais em Gestão de Pessoas II
Professor: José Thadeu
Turno: Diurno
Acadêmicos: Kati Silene Pereira Santiago Bandeira
CAPITAL INTELECTUAL COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA EMPRESARIAL
RESUMO
O presente artigo científico teórico tem como objetivo analisar, compreender e refletir sobre a importância e o papel de perceber e desenvolver eficazmente de forma coletiva estas competências individuais, fenômeno de estudo deste trabalho, conseguindo não só o aumento da produtividade, do lucro, mas utilizando estas competências como agregação de valor em todos os processos utilizados, e mais uma ferramenta estratégica da empresa. Pecebe-se uma problemática em relação ao nosso cenário empresarial atual, “como utilizar e desenvolver eficazmente o capital intelectual das organizações, conseguindo não só um aumento da produtividade e do lucro, mas conquistando um melhor posicionamento mercadológico neste cenário altamente competitivo?”. Logo, trabalha-se com a proposição de que: “Se houver uma gestão madura e aberta, com visão sistêmica e holística, dentro das organizações, então haverá condições de desenvolver e treinar de forma eficaz todas as competências dos capitais intelectuais de dentro das organizações, atingindo assim todos os objetivos e metas organizacionais”. Sendo assim, a relevância deste trabalho, justifica-se como o mesmo, sendo uma fonte de pesquisa tanto para acadêmicos e leigos que necessitam ou desejam conhecer e compreender o quê é , para que serve? e quem beneficiar-se-á? com este conhecimento.
A metodologia utilizada foi o método científico hipotético dedutivo segundo Popper, o de procedimento foi o método científico estatístico qualitativo descritivo, a técnica de pesquisa utilizada foi um estudo bibliográfico e uma análise de conteúdo, os instrumentos de pesquisa foram: uma apostila , um artigo e pesquisa telematizada, a fim de obter-se dados e informações relevantes para a composição deste arcabouço teórico.
ABSTRACT
The present theoretical scientific article aims to analyze, understand and reflect on the importance and the role of collectively perceiving and developing these individual competences, the phenomenon of study of this work, achieving not only increased productivity, but also using these skills as value added in all processes used, and another strategic tool of the company. What is a problem in relation to our current business scenario, "how to effectively use and develop the intellectual capital of organizations, achieving not only increased productivity and profit, but also achieving a better market position in this highly competitive scenario?" Therefore, it is proposed that: "If there is a mature and open management with a systemic and holistic view within organizations, then there will be conditions to effectively develop all the skills of intellectual capital within organizations, thus achieving all organizational objectives and goals ". Thus, the relevance of this work is justified as the same, being a source of research both for academics and lay people who need or want to know and what is it, what is it for? and who will benefit? with this knowledge. The methodology used was the hypothetical scientific deductive method according to Popper, the procedure was the statistical method qualitative descriptive, the research technique used was a bibliographic study and a content analysis, the research instruments were: a handout, an article and telematized research, in order to obtain data and information relevant to the composition of this theoretical framework.
RESUMEN
En el caso de que se produzca un cambio en la calidad de la información, se debe tener en cuenta que, todos los procesos utilizados, y otra compañía de la empresa. "¿Cuál es un problema en relación con nuestro panorama actual," cómo utilizar y el capital el capital del capital de las organizaciones, en el soloculo de la productividad y los beneficios, sino que sitúa la mejor posición de la posición en este escenario competitivo competitivo? Por lo tanto, se supone que: "Si no hay una madurez y una gestión abierta con una vista de sistema y una vista previa dentro de las organizaciones, entonces hay condiciones para aprobar todas las capacidades de capital dentro de las organizaciones. Por lo tanto, el criterio de este trabajo está justificado por el mismo, que es la fuente de investigación tanto para los académicos y las personas que toman el saber y la esencia, ¿Y qué beneficio? con este conocimiento. El método utilizado era el método de ensayo de deducción de errores según el Popper, el procedimiento fue el método biológico cualitativo descriptivo, la investigación técnica utilizada fue un análisis bibliográfico y un análisis de contenido, para obtener información y datos relevantes para la composición de éste marco de marco.
INTRODUÇÃO
A história da humanidade é marcada por muitos eventos globalizados que mudaram os contextos sócio- culturais e econômicos do mundo antigo, moderno e principalmente o contemporâneo, eventos que uniram ou separaram as nações, cujos os quais são marcados por fortes desejos de poder econômicos e políticos, liderança, e controle territorial.
Um dos eventos muito importante que acabou marcando a história da humanidade foi a “Revolução Industrial”, cuja a qual marcou a história sócia-econômica e antropológica da humanidade dividindo-a em antes e depois da revolução. Neste período a forte ênfase da terra como mãe de todas as riquezas, e que os principais meios de produção eram a terra, o capital e o trabalho, e a busca constante em conquistar melhores desenvolvimentos tecnológicos, sustentavam o sistema capitalista já existente, que via como único meio do aumento do lucro, a produção em massa, com baixos custos, ou custos zero, em menor tempo, em fim, este era o cenário que determinava a vida do homem em sociedade, cujo o qual era visto não como um agente principal de todo este processo, mas como mais um recurso tangível e descartável das indústrias.
O tempo passou, e a maneira de pensar e agir dos homens capitalistas, em busca de poder e controle econômico e mercadológico, os levaram a analisar e avaliar todos os meios possíveis não só de agregação de valor, em todos os processos realizados em seus negócios, mas de os tornarem mais competitivos em meio a este jogo de poder, conquista e domínio.
Com isto, o papel do homem que antigamente era mais um recurso tangível, visto como parte da indústria, passou a ser valorizado, e visto como um ativo intangível , um capital intelectual ,ou seja, um talento natural, único e possuidor e detentor de competências tácitas ou explícitas somadas as suas experiências, que podem contribuir de forma benéfica para o alcance de todos os fins e objetivos organizacionais.
...