CASO TOYOTA
Por: polly16508 • 21/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 563 Palavras (3 Páginas) • 1.193 Visualizações
QUESTÕES ESTUDO DE CASO - ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO
1. Qual a relação entre o funcionamento do supermercado e o sistema Toyota de produção?
Percebemos que a relação do supermercado com o sistema Toyota é que ambos realizam sua reposição de acordo com a saída de produtos adquiridos pelo cliente,tanto utiliazando o sistema Toyota como a recolocação de mercadorias no mercado.
2. Quais as diferenças entre o sistema Toyota de produção e o sistema tradicional?
O sitema Toyota visa diminiuir os gastos e realizar a produção somente do necessário,utilizando o modfelo Justin-in-time.O sistema tradicional visa a produção em massa mantendo assim um estoque,e com isso mantendo a idéia de que qunato maior for a produção,maior será também o lucro.
3. Quais as vantagens de fabricar apenas o necessário? Há desvantagens?
A vantagem é próduzir o necessário e assim eliminar em boa parte o desperdício,sem ter que ficar com produto parado afim de evitar que se teha prejuízos.Porém a desvantagem será se houver um aumento de procura pelo produto e a quantidade que se tem não suprir as necessidades pára atender os pedidos,e também se houver atraso na entrega causando com que a linha de produção fique parada.
4. Considere os argumentos dos adversários do sistema Toyota. Você concorda? Se tivesse que escolher entre o sistema Toyota ou o de seus adversários, qual escolheria? Por quê?
Em partes concordo sim,pois quanto maior o número de produção maoir será o lucro,e manter um estoque seria bom para prevenir certos imprevistos como atrasos na entrega por parte dos fornecedores.Porém o sistema Toyota mostrou eficiência para que a mercadoris seja produzida conforme os pedidos reduzindo assim o desperdício caso se tenha quantidade em excesso.
5. Você já viu o pátio de uma fábrica de veículos em períodos de recessão? Se o diretor da fábrica lhe mostrasse o pátio cheio de veículos não vendidos e lhe pedisse uma solução, o que você recomendaria?
Nunca vi.Porém o recomendaria a implatação do sistema Toyota (Operações Justin In Time - JIT) com o intuíto de minimizar os custos na produção,já que com o sistema a orientação é eliminar os desperdícios garantindo a melhoria dos materiais em todas as áreas,fazendo com que se elimine o estoque em excesso e os custos sejam reduzidos.Além do uso do sistema Toyota existem algumas questões para analize como:identifiar o problema; avaliar e buscar as soluções e aplicar a decisão mas isso por deve ser feito por parte do diretor da fábrica acima de qualquer sujestão que seja dada.
6. Quais os resultados indesejáveis de se pensar apenas na minimização dos gastos?
Os resultados indesejáveis seria que a empresa pode passar a impressão de que não consegue crescer,pois não está preparada para competir com um produto igual pois o seu custo no mercado está reduzido.
7. Quais os resultados indesejáveis de não se pensar na minimização dos gastos?
Já os resultados indesejáveis de não se pensar na minimização dos gastos é a aquisição dos prejuízos,quantidade em excesso de produtos no mercado,e a perda dos lucros.
8. Quais as diferenças e semelhanças entre as proposições de Taiichi Ohno e Frederick Winslow Taylor?
Na produção de Frederick Winslow Taylor podemos ver que não havia valorização do ritmo de trabalho o obejetivo era a produção em massa,já a produção de Taiichi Ohno o objetivo era se fabricar apenas o necessário e o ritmo de trabalho seria medido pela quantidade da produção.A semelhança entre eles é a utilização do trabalho manual e produção em série.
...