CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Por: Thiago Berillo • 28/3/2020 • Trabalho acadêmico • 3.417 Palavras (14 Páginas) • 329 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
Thiago Ferreira Martins RA0540071
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
PIM IV
BELO HORIZONTE
2019
UNIVERSIDADE PAULISTA
Thiago Ferreira Martins RA0540071
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
PIM IV
Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM IV apresentado à Universidade Paulista – UNIP Interativa, como um dos pré-requisitos para Aprovação do bimestre vigente, no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Publica.
BELO HORIZONTE
2019
RESUMO
Como exigência da grade curricular o presente trabalho denominado Projeto integrado multidisciplinar IV (PIM IV) tem como objetivo aplicar na esfera pública os conhecimentos adquiridos no Curso Superior de Gestão Pública. Este projeto tem como objetivo fazer um estudo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade de Belo Horizonte – MG, localizado na Rua Pedro de Sintra, 77 – Bairro Taquaril. Este centro trabalha diretamente com pessoas em vulnerabilidade, de baixa renda e moradores de áreas de risco, sendo responsável pela gestão e garantia dos direitos da população por meio das politicas sociais. Este trabalho terá como base teórica as disciplinas: Gestão Pública e Políticas Públicas no Brasil, Introdução a Teoria do estado e Dinâmica das Relações Interpessoais. A primeira disciplina relata os assuntos ligados à forma de gestão, sendo está uma forma de gestão pública e suas características. Na introdução a teoria do estado os temas são referentes à relação entre a sociedade e o governo, e na disciplina das Dinâmicas das relações Interpessoais os assuntos abordados são sobre o relacionamento e interação das pessoas com os órgãos do governo.
Palavras-chave: Sociedade, Governo,
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ........................................................................................... 05
2. GESTÃO PÚBLICA E POLITICAS PÚBLICAS NO BRASIL ................... 06
2.1. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA .................................................................. 06
2.2. POLITICAS PUBLICAS ........................................................................... 07
3. INTRODUÇÃO A TEORIA DO ESTADO ................................................... 08
3.1 ESTADO ................................................................................................... 08
3.2 SOCIEDADE ............................................................................................. 08
3.3 GOVERNO ................................................................................................ 09
4. DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ...................................... 10
4.1 OS INDIVÍDUOS NA ORGANIZAÇÃO ..................................................... 10
4.2 O HOMEM E SUAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ................................ 11
4.3 O HOMEM E SUAS INTERAÇÕES COM OS GRUPOS SOCIAIS .......... 12
4.4 A COMUNICAÇÃO NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ......................... 12
4.5 OS CONFLITOS NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ............................. 13
4.6 O PAPEL DA LIDERANÇA NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ............. 14
4.7 AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS SOB UMA VISÃO ESTRATÉGICA .....14
5. CONCLUSAO .............................................................................................. 15
6. REFERÊNCIAS ........................................................................................... 16
- INTRODUÇÃO
Este trabalho faz parte do Projeto Integrado Multidisciplinar IV do Curso Superior de Gestão Pública, trás como instituição avaliada o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
O objetivo desse projeto é a concepção da forma de relacionamento entre as pessoas, os grupos sociais e as instituições de trabalho abrangendo o conteúdo estudado.
A metodologia de estudo aplicada foi a pesquisa bibliográfica em livros, pesquisa na internet e vídeos, por meio da observação e diálogos.
2. GESTÃO PÚBLICA E POLITICAS PÚBLICAS NO BRASIL
A gestão pública é a forma de administração dos órgãos e instituições que está ligada ao atendimento a população, no Brasil ás politicas públicas é gerida pelas esferas Federais, Estaduais e Municipais, está politica visa melhorar a qualidade de vida da população realizando melhorias e trazendo qualidade de vida as pessoas.
O estado propõe as ações e os municípios executam, devemos lembrar que o estado deve sempre priorizar as ações que serão voltadas a população mais carente, que estão sujeitas a vulnerabilidade seja em qual esfera for. Os serviços de assistência social devem estar disponíveis a todos que necessitam.
Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) são inseridos nos programas implantados pelo governo através da Secretaria Municipal de Assistência Social para desenvolver e implementar a segurança social das pessoas, das famílias e da população em geral.
2.1 Administração Púbica
A República Federativa do Brasil é constituída por 26 estados e o distrito federal, além dos 5.570 municípios. Belo Horizonte é considerada umas das maiores cidades do país, a administração pública segue as normas estabelecidas de forma direta em conjunto com os três poderes, executivo, legislativo e judiciário.
A administração pública no Brasil consiste em órgãos e entidades que desempenham as atividades administrativas do estado. A organização da administração pública brasileira divide-se em administração direta e indireta. Essa forma administração que deve garantir os interesses da população.
Paludo (2012) nos trás uma concepção sobre o que é a administração publica:
A Administração compreende todo o aparato existente (estrutura e recursos; órgãos e agentes; serviços e atividades) à disposição dos governos para a realização de seus objetivos políticos e do objetivo maior e primordial do Estado: a promoção do bem comum da coletividade. (PALUDO, 2012, p. 21).
...