CENTRO UNIVERSITÁRIO NOVOS HORIZONTES
Por: kaka12568 • 20/3/2019 • Resenha • 598 Palavras (3 Páginas) • 187 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO NOVOS HORIZONTES
Alan Martins Salomão
Cerlon Xavier
Elias Braga
Edvan Ribeiro
Nathan Emanuel Machado Braga
Pamela Santos
RESENHA:
Estruturas de Governança e Empreendedorismo
Coletivo: o Caso dos Doutores da Alegria.
Belo Horizonte
2018
RESENHA
A publicação do artigo “Estruturas de Governança e Empreendedorismo Coletivo: o Caso dos Doutores da Alegria“ escrito por Andréa Leite Rodrigues e Marie Claire Malo, nos possibilita a compreensão diante da complexidade dos temas que acercam a governabilidade e governanças nas organizações que não possuem fins lucrativos.
O foco central e a maior preocupação que o apresentada pelas autoras do artigo é a funcionalidade efetiva da governança de organizações sem fins lucrativos, visto que estas organizações geralmente institucionalizadas e informais por possuírem objetivos sociais e coletivos, a um determinado prazo poderá resultar em uma crise na governança da organização, através da falha de comunicação entre os “funcionários” (Que realizam os trabalhos sociais em campo) e sistema hierárquico e decisório (Que realizam a administração da organização).
Esse artigo buscou investigar como poderia contribuir a governança no meio das organizações sem fins lucrativos. A pesquisa do trabalho foi voltada para os conceitos de governança e suas influências na gestão organizacional e verificar quais temas se relacionam a este conceito, os significados de Governança, suas implicações a gestão e as principais perspectivas teóricas.
Além da parte teórica dessa pesquisa das autoras, contém ainda um estudo de caso que contribui para o estudo empírico do conceito de governança, analisados a trajetória de uma organização brasileira sem fins lucrativos que neste caso trata-se dos Doutores da Alegria que é uma organização formada por artistas profissionais de teatro clown, no qual atual em hospitais pediátricos em São Paulo e no Rio de Janeiro, no fomento do bem estar social. Essa organização passou por uma crise interna, ocorrida devido a diferenças que existiam entre os artistas e não artistas, o qual levou a Doutores da Alegria a rever seus processos decisórios estratégicos e a sua estrutura de governança. Esse episódio de crise deu auxílio para desenvolver e compreender proposições do conceito de governança em instituições sem fins lucrativos.
Neste estudo foi utilizada a narrativa de experiência pessoal como meio de investigação. O motivo desta escolha se da pelo fato da mesma contribuir com novos conhecimentos baseados em experiências pessoais e passionais. Afirma-se que as narrativas pessoais fazem parte dos métodos mais clássicos de pesquisa qualitativa por derivarem da autoetnografia que é o estudo da cultura no qual o sujeito se encontra inserida. Desta forma o mesmo se torna o sujeito da produção do conhecimento e objeto de observação, sendo influenciado pela mesma cultura no qual deseja desvendar.
...