CONCEITO DE GESTÃO DE PESSOAS
Por: maira10 • 23/10/2018 • Artigo • 1.921 Palavras (8 Páginas) • 209 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este Trabalho foi elaborado com o objetivo de mostrar a importância de se gerir pessoas, bem como o cuidado que tem que ter em se contratar, treinar e acima de tudo em estabelecer e preservar uma boa convivência.
Também será abordado o modelo de gestão que a empresa Retoque: de empresa familiar à Holding familiar. Utiliza, desde a forma de recrutamento e seleção até a avaliação de desempenho dos colaboradores.
Ainda será foco deste trabalho a sugestão de melhores estratégias que o gestor possa utilizar na organização para obter o alcance das metas e preservar a boa imagem que uma organização tem que obter para o seu sucesso.
- CONCEITO DE GESTÃO DE PESSOAS
Sobre Gestão de pessoas, Chiavenato C (2005) ensina:
A gestão de Pessoas é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas, empregados, funcionários, recursos humanos, talentos ou qualquer denominação utilizada- para alcançar os objetivos organizacionais e individuais. (p.10).
O professor CHIAVENATO nos diz que:
a mudança organizacional passa a ser um imperativo para que a empresa possa ser bem–sucedida. Implementar e liderar um processo de mudança organizacional é tarefa fundamental do administrador, a começar pelo executivo principal da empresa.È qualquer alteração planejada ou não na relação entre a organização e o ambiente.(p.79)
Confome o mesmo autor, as mudanças são essenciais para a sobrevivência da empresa a curto e longo prazo, pois elas alicerçam os processos e deixa a empresa com foco bem definido. Planejada ou não, as mudanças têm que ser bem administradas pelos profissionais para que eles possam retransmitir a equipe o conceito e o equilíbrio do hoje com a necessidade do amanhã.
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
- PLANO DE CARREIRA
Treinamento e desenvolvimento são dois canais de crescimento do profissional. Treinamento é agregar aprendizagem para o colaborador. Trata-se de um processo de curto prazo, que tem como objetivo a aquisição de uma competência específica, orientado para o presente tem como foco o desempenho imediato do cargo. Já o desenvolvimento, é um processo mais amplo, que envolve o aperfeiçoamento profissional — aliado com a potencialização de competências pessoais. Orientado para o futuro, tem como foco a carreira.
[pic 4]
As normas regulamentadoras, NRs, da construção civil são leis cujo principal objetivo é a preservação da saúde e segurança.
1) Algumas NRs que são relacionadas a construção civil, estabelecem :
- habilitação e ao registro dos profissionais que irão compor esse serviço;
- eleição de representantes para a comissão tanto por parte dos empregados quanto dos empregadores;
- equipamentos de proteção individual (EPIs) que as empresas são obrigadas a fornecer a seus empregados;
- elaboração e implementação do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional);
- padrões em edificações e obras da construção civil e estabelece requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nesses locais.
- implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).
- medidas de proteção para o trabalho em máquinas e equipamentos capazes de garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores;
- combater várias doenças do trabalho desenvolvidas a partir de exposição de colaboradores a riscos ergonômicos.
- requisitos mínimos para proteção de trabalhos em altura.
2) Cinco medidas de prevenção podem ser retiradas das NRs supracitadas.
- Os principais EPis utilizados na construção civil Abafador de Ruído , Avental de Raspa, Capacete de Segurança, Calçado de Segurança, Cinto de Segurança.
- Atividade executada acima de dois metros do nível inferior, nas NRs, que estabelece requisitos mínimos para proteção.
- instalação elétrica deve sempre ser executada e fiscalizada por um profissional capacitado e habilitado na área.
- Criação de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
- Implantação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
Planejamento da empresa
É muito importante que as empresas que vislumbram crescimento e lucro invistam em uma gestão moderna e automatizada. Quer são os benefícios e características essenciais que devem estar presentes em um sistema para loja de materiais de construção.
Ao adotar esse tipo de solução tecnológica, seu estabelecimento aumenta a eficiência e a lucratividade, tornando o negócio mais produtivo e rentável. E há inúmeros benefícios, como simplificação de processos, logística e contabilidades integradas, vendas em dispositivos móveis, fluxo de caixa, DRE, entre outros. Contudo, para que isso seja possível, é necessário escolher o software mais adequado.
Qual é a vantagem da implementação de um sistema de gestão no setor de material de construção.
Com um sistema de gestão, o administrador tem muito mais controle das informações para tomar decisões rapidamente. As dúvidas sobre a situação real da empresa vão embora, pois você passa a ter relatórios, acompanhamentos e comparativos. Dessa maneira, fica fácil saber se a gestão da empresa está caminhando dentro do previsto ou se é hora de mudar o rumo.
Além disso, um sistema para lojas de materiais de construção permite automatizar processos que, manualmente, seriam muito lentos. Por exemplo: se ao realizar uma venda o funcionário precisa escrever tudo no papel, ele fica sujeito a erros, esquecimentos ou até problemas de caligrafia.
Até mesmo a precificação se torna mais prática e ágil. Se tem milhares de itens, como definir o preço de cada produto Como controlar quantas vendas foram realizadas qual preço foi pago na última compra e qual é o estoque disponível que é possível realizar uma venda grande
...