CONCEITOS BÁSICOS de GESTÃO
Por: costalmeida • 30/11/2016 • Trabalho acadêmico • 269 Palavras (2 Páginas) • 180 Visualizações
No curso de Administração aprendemos que em um negócio o essencial é a produtividade, recordemos mais uma vez das abordagens racionalistas,
como Fayol, Burocracia, Fordismo e Toyotismo com suas máximas: Hierarquia, centralização, divisão do trabalho, especialização e resultado.
O texto nos apresenta um grangeiro sob a ótica da era industrial, onde apenas a produtividade era a ambição. Mesmo tendo se especializado em administração e possuindo doutorado em
criação de galinhas, ele seguiu o caminho de uma administração obsoleta e antiga, mas que ainda muito utilizada.
O grangero tornou a empresa objeto dando prioridade aos recursos (ovos) do que mais valor as galinhas, que produzem tais recursos. Assim estabeleceu metas de produtividade e o descumprimento ocasionaria a morte da galinha.
Não colocou em pratica as habilidades conceituais, humanas e técnicas. Não teve a capacidade de analisar e interpretar os fatos que ocorriam na granja, por falta de interação com o ambiente,
e não utilizou técnicas e conhecimentos especializados relativos à sua área de atuação, para tomar decisões mais corretas.
Executou os galos por não produzirem ovos, sem levar em conta a importancia da procriação (reproduçã) dos pintinhos e das necessidades fisiológicas e socias das galinhas, o que talvez possa ter ocasionado o surgimento de ovos podres.
Sendo assim era preciso planejamento, organização, direção e controle. E saber o que fazer, como fazer e porque fazer, para que as pessoas se comprometam de maneira copetente com a organização.
...