CONFORTO TÁTIL E ANTROPODINÂMICO
Por: Giancarlo Cattani • 1/6/2018 • Trabalho acadêmico • 465 Palavras (2 Páginas) • 1.724 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL[pic 1]
FACULDADE DE ENGENHARIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
LABORATÓRIO DE MECÂNICA DOS SOLOS
CONFORTO TÁTIL E ANTROPODINÂMICO
NBR 15575
GIANCARLO CATTANI
TURMA 450
PORTO ALEGRE, OUTUBRO DE 2017.
- Introdução
As diretrizes para verificação das exigências dos usuários com relação a conforto tátil e antropodinâmico são normalmente estabelecidas nas respectivas normas prescritivas dos componentes, bem como nas ABNT NBR 15575-2 a ABNT NBR 15575-6.
Sob o aspecto do conforto antropodinâmico, deve ser limitada a deformabilidade de pisos - que podem causar vibrações desconfortáveis sob deslocamento -, a declividade de rampas, velocidade de elevadores, etc.
No caso de edifícios habitacionais, destinados aos usuários com deficiências físicas e pessoas com mobilidade reduzida (PMR), os dispositivos de manobra, apoios, alças e outros equipamentos devem atender às prescrições da NBR 9050.
- Desenvolvimento
- Conforto tátil e adaptação ergonômica: Não se devem prejudicar as atividades normais dos usuários, dos edifícios habitacionais, quanto ao caminhar, apoiar, limpar, brincar e semelhantes; bem como não apresentar rugosidades, contundências, depressões ou outras irregularidades nos elementos, componentes, equipamentos e quaisquer acessórios ou partes da edificação.
- Adequação ergonômica de dispositivos de manobra: Os elementos e componentes da habitação (trincos, puxadores, cremonas, guilhotinas etc.) devem ser projetados, construídos e montados de forma a não provocar ferimentos nos usuários. Relativamente às instalações hidrossanitárias, devem ser atendidas as disposições da ABNT NBR 15575-6. Os elementos e componentes que contam com Normalização específica (portas, janelas, torneiras e outros) devem ainda atender às exigências das respectivas Normas.
- Métodos de avaliação: Análise de projetos, com métodos especificados nas Normas Brasileiras de cada componente.
De acordo com a ABNT NBR 15.575-3:2013, para os sistemas de pisos atingir o nível mínimo da referida norma planicidade da camada de acabamento deve apresentar valores iguais ou inferiores a 3mm.
Além da rugosidade dos pisos, outro quesito de suma importância é a ergonomia dos dispositivos de manobra, como fechaduras, trincos de portas e janelas, torneiras e outros, que devem possuir tamanhos e formato compatível com a anatomia humana e não requerer esforços excessivos para a manobra e movimentação.
- Anexo G
Este anexo informativo visa apresentar como sugestão algumas das possíveis formas de organização dos cômodos e dimensões compatíveis com as necessidades humanas. Recomenda-se que os projetos de arquitetura de edifícios habitacionais prevejam no mínimo a disponibilidade de espaço nos cômodos do edifício habitacional para colocação e utilização dos móveis e equipamentos-padrão listados nas tabelas a seguir.
[pic 2]
[pic 3] [pic 4]
[pic 5]
- Soluções apresentadas
Segue abaixo sugestão de alguns utensílios de manobra que estão de acordo com a ABNT NBR 9050:2004.
...