CONJUNTO DAS DIFERENTES ESPÉCIES DE SERES VIVOS QUE VIVEM NO PLANETA TERRA
Por: Guilhermezorrofo • 7/5/2020 • Relatório de pesquisa • 2.872 Palavras (12 Páginas) • 489 Visualizações
Biologia
Diversidade na biosfera:
Biodiversidade-CONJUNTO DAS DIFERENTES ESPÉCIES DE SERES VIVOS QUE VIVEM NO PLANETA TERRA
Diversidade de espécies – variedade de espécies que existem no planeta;
Diversidade genética – variedade de informação genética existente nos indivíduos de uma espécie;
Diversidade ecológica – variedade de espécies encontradas nos diferentes ecossistemas do planeta
A biosfera Inclui todas as formas de vida existentes na Terra e os respetivos ambientes por elas habitadas, isto é, corresponde ao CONJUNTO DE TODOS OS ECOSSISTEMAS existentes no mundo.
ECOSSISTEMA – conjunto formado por seres de diferentes espécies ( biocenose ou comunidade ) , pelo meio que ocupam ( biótopo ) e pelas interações que entre eles se estabelecem.
[pic 1]
COMUNIDADE BIÓTICA – Conjunto de todas as populações que habitam determinada área e das interações que estabelecem entre si.
POPULAÇÃO – conjunto de seres vivos da mesma espécie que vivem no mesmo local/habitat
Espécie – grupo de indivíduos semelhantes que se reproduzem entre si, originando descendência fértil
ORGANIZAÇÃO BIOLÓGICA
ORGANISMO-POPULAÇÃO-COMUNIDADE-ECOSSISTEMA-BIOSFERA
Relações Bióticas:
Predação-Predação é uma relação ecológica em que animais predadores se alimentam de outros animais para obter os recursos necessários para sobrevivência, independentemente se de forma herbívora ou carnívora
Competição-competição é a interação de indivíduos da mesma espécie ou espécies diferentes (humana, animal ou vegetal) que disputam algo.
Mutualismo-Neste tipo de interação os dois seres que se relacionam são beneficiados.
Simbiose-A simbiose é um tipo de relação em que os dois seres que se relacionam são dependentes um do outro. A relação é essencial para a sua sobrevivência.
Comensalismo-Neste tipo de relação uma das espécies envolvidas é beneficiada e a outra não é nem beneficiada nem prejudicada. A espécie que é beneficiada é o comensal, a espécie para a qual a relação é indiferente é o hospedeiro.
Parasitismo-Neste tipo de relação um dos seres é beneficiado – o parasita – e o outro é prejudicado – o hospedeiro. Regra geral, o parasita não provoca a morte do hospedeiro a curto prazo. No entanto, provoca-lhe um enfraquecimento cada vez maior, que a longo prazo lhe poderá provocar a morte.
Amensalismo-O Amensalismo é uma relação na qual um dos seres vivos é prejudicado e o outro não é afetado
Relações:
Intra -Mesma espécie;
Inter- Espécies diferentes;
[pic 2][pic 3]
Cadeias Alimentares:
Os seres vivos de um ecossistema estabelecem relações tróficas (alimentares ), que envolvem transferências de matéria e energia, quer entre os seres vivos, quer entre esses seres e o meio.
Estas relações tróficas constituem as cadeias alimentares.
Cadeia alimentar – sequência de seres vivos que se inter-relacionam a nível alimentar.
Nível Trófico-É o lugar que cada ser vivo ocupa numa cadeia alimentar. Os produtores são sempre o primeiro nível trófico, começando o n.º a aumentar a partir destes.
O mesmo ser vivo pode ocupar diferentes níveis tróficos em diferentes cadeias alimentares
PRODUTORES – seres vivos capazes de elaborar matéria orgânica a partir de matéria inorgânica, utilizando, para isso, uma fonte de energia externa ( a energia radiante, por ex. ) – seres autotróficos. Ex: plantas, algas, fitoplâncton e algumas bactérias.
CONSUMIDORES – seres vivos incapazes de produzir compostos orgânicos a partir de compostos inorgânicos – seres heterotróficos- e, por isso, alimentam-se direta ou indiretamente da matéria elaborada pelos produtores. Ex: zooplâncton, herbívoros, carnívoros.
DECOMPOSITORES – seres vivos que obtêm a matéria orgânica a partir de outros seres vivos, decompondo os cadáveres e os excrementos. Desta forma, transformam a matéria orgânica em matéria mineral, assegurando a devolução dos minerais ( inicialmente incorporados pelos produtores ) ao meio. Ex: algumas bactérias e os fungos.
A um conjunto de cadeias tróficas que se inter-relacionam dá-se o nome de TEIA ALIMENTAR OU REDE TRÓFICA
A trajetória da matéria nos ecossistemas é cíclica/ circular – passa dos produtores para os consumidores e retorna aos produtores, via decompositores.
A TRAJETÓRIA DA ENERGIA NOS ECOSSISTEMAS É UNIDIRECIONAL – vai dos produtores para os consumidores, mas em cada nível trófico é aproveitada para a manutenção das funções vitais e grande parte se dissipa no ambiente, em forma de calor.
Quanto maior o nível trófico- Menos energia disponível;
Célula
Teoria Celular:
A teoria celular assenta nos seguintes pressupostos:
A célula é a unidade básica estrutural e funcional de todos os seres vivos (isto é, todos os seres vivos são constituídos por células, onde ocorrem os processos vitais);
Todas as células provêm de células pré-existentes;
A célula é a unidade de reprodução, de desenvolvimento e de hereditariedade dos seres vivos.
Organização biológica
Organismos unicelulares – são compostos por uma única célula, capaz de realizar todas as funções vitais.
...