CONSUMO DE GÁS GLP: POTENCIAL PARA NOVOS HÁBITOS
Por: Rennan Pacheco • 18/5/2017 • Monografia • 4.203 Palavras (17 Páginas) • 228 Visualizações
CONSUMO DE GÁS GLP: POTENCIAL PARA NOVOS HÁBITOS
LARISSA DOS SANTOS NEVES
PAULA FABIANA CORRÊA DE ALCÂNTARA
RENNAN GOMES PACHECO
RODRIGO ALVES
THAYANE BARBOSA GONÇALVES DE CARVALHO
VINICIUS ROVIEZZO DOS SANTOS
RESUMO
O artigo tem como entendimento analisar o novo perfil da nova sociedade brasileira, onde são formadas por pessoas com renda baixa de um a três salários mínimos e pelos Dinks que são casais sem filhos e com renda superior a cinco salários mínimos.
A empresa escolhida foi a Copagaz, pois é a única no mercado do GLP com total investimento nacional, identificando e atendendo as necessidades.
Com os novos hábitos adotados pelas famílias, aonde o consumo do GLP vem reduzindo em contrapartida com o crescimento populacional e devido às novas tecnologias adotadas como micro-ondas, forno elétrico, cafeteira e outros eletrodomésticos que utilizam outros poderes caloríficos.
Dessa forma o mercado identifica a necessidade de uma nova embalagem onde se adéqua aos novos hábitos do consumidor.
Palavras-Chave: Varejo, Distribuição de Gás, Botijão de gás.
INTRODUÇÃO
Com o objetivo de atender uma parcela da população de baixa renda, que busca um produto mais barato que atenda as suas necessidades e pessoas que demandam pouco consumo de gás que ocorre em residências com uma ou duas pessoas que ambos trabalham e que raramente preparam seus alimentos no fogão, o botijão de 8 quilos (P8) está ganhando essa parcela da população que não vê mais a necessidade de se comprar aquele tradicional botijão de 13 quilos (P13).
A Copagaz Distribuidora de Gás busca desenvolver um planejamento para lançar adequadamente um novo produto ao mercado de forma eficiente, prevendo possíveis fatores que influenciarão positivamente ou negativamente na empresa e seus produtos.
Com os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Marketing e por ser um produto novo no mercado, devem ser utilizados neste trabalho, conceitos modernos com estratégias que envolvam a análise do macroambiente, microambiente e ambiente interno, podendo assim, identificar qual o público alvo adequado e segmentá-lo corretamente a fim de tornar o plano o mais viável e autentico possível.
Os dados coletados devem ser analisados e trabalhados para embasar a elaboração do plano de marketing, traçando as metas de objetivos que a empresa terá em seu ciclo de vida. Usando uma importante ferramenta para avaliar as atitudes da empresa e apresentar um novo produto ao seu público a Pesquisa de Profundidade dará resultados que permitam a empresa poder para estruturar e analisar esse novo produto e assim criar seu planejamento interno.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A contínua mudança da sociedade fez com que as empresas criassem novos produtos no mercado para se descarem uma das outras, assim atingir os consumidores criando necessidades. São por essas razões que é importante que o mercado conheça os seus consumidores e adotem medidas cabíveis para o bom sucesso do produto.
Segundo Primo (2004), a distribuição de GLP é um dos abrangentes serviços prestados no Brasil, já que atinge cerca de 90% da população brasileira.
Para Blackwell, Miniard e Engel (2011), os consumidores normalmente passam por sete estágios maiores de tomada de decisão: reconhecimento da necessidade, busca de informações, avaliação de alternativas pré-compra, compra, consumo, avaliação pós-consumo e descarte.
Segundo Besanko (2003) todo o impacto passível em preço a cada novo entrante já é atingido no mercado, ou seja, mercados com quatro ou mais competidores já enfrentarão características de competição perfeita e os próximos entrantes deverão apenas acirrar as disputas de mercado e precificação agressivas.
Levy & Weitz Apud Day & Wensley, (2000) completam que o varejo é uma orientação de gerenciamento que faz o varejista enfocar a determinação das necessidades de seus mercados-alvos e a satisfação dessas necessidades mais eficaz e eficientemente que seus concorrentes.
Visando que os consumidores estão procurando alternativas de produtos dentro da sua renda, ou por questão da sua rotina o mercado deverá seguir esse pensamento e adequar os novos produtos dentro dessa nova classe.
METODOLOGIA
Para o referido estudo o método utilizado foi à pesquisa de profundidade, com o objetivo de lançar um novo produto no mercado para satisfazer as necessidades dos consumidores, a pesquisa identificou que o problema da aceitação desse produto era a falta de divulgação.
Identificamos que o produto é uma tendência de mercado a ser desenvolvida ao longo dos anos, para a satisfação da necessidade do consumidor, porém, a falta de divulgação da companhia pioneira no mercado não esta conseguindo fixar o produto nos novos hábitos familiares, informando que o produto pode ser fracionado em uma nova embalagem, com um peso reduzido.
Buscando as informações em livros, periódicos e com pesquisas de campo para saber o comportamento dos consumidores e quais seriam os meios de comunicação adequados para esse público alvo.
Cada integrante do grupo ficou responsável por fazer uma análise de segmentação de mercado, focando na nova tendência do crescimento populacional.
A HISTÓRIA DA ORGANIZAÇÃO
A Copagaz Distribuidora de Gás S/A, é uma empresa nacional que atua no mercado de GLP a mais de 55 anos, começando suas atividades em 1955. Hoje Ueze Elias Zahran, um empresário brasileiro proprietário da Copagaz, que distribui gás liquefeito de petróleo (GLP).
A percepção de Zahran para o novo negócio parece um dom adquirido. Sua família não teve condições financeiras de manda-lo para São Paulo ou Rio de Janeiro para cursar uma universidade. Ele, porém, tornou-se autodidata. Enquanto todos os seus amigos queriam ser bancários, militares ou servidores públicos, Zahran queria ser comerciante. Os negócios estavam em sua veia.
Com o sucesso nos negócios, decidiu presentear sua mãe, Laila, com um fogão moderno. “Descobri que não havia distribuidora de gás na região”, conta Zahran. “E vi uma oportunidade de negócios.”
Apesar das flagrantes limitações, Ueze Zahran percebeu que a distribuição de GLP, além de um negócio promissor, era de extrema importância na revolução dos hábitos das donas de casas e na preservação do meio ambiente, pois evita o corte de milhares de árvores na obtenção de lenha e carvão.
Ele conseguiu a representação de uma empresa paulista de gás para revender em Campo Grande. Em 1961, estava pronto para abrir sua primeira engarrafadora de GLP, em São Paulo.
...